Está aqui

Rede Social

Combater a pobreza e a exclusão social. Promover o desenvolvimento social.

A Rede Social é um programa criado através da Resolução do Conselho de Ministros de 18 de Novembro de 1997, regulamentado pelo Dec-Lei 115/2206 de 14 de Junho, e que visa lançar e reforçar os fundamentos que promovem a articulação e congregação de esforços entre os agentes sociais activos no concelho com vista a dois grandes objectivos fundamentais:

 Combate à pobreza e à exclusão social
 Promoção do desenvolvimento social

Entenda-se este programa como uma medida de política social activa que impulsiona o trabalho de parceria alargada tendo por base o desenvolvimento e a consolidação de uma consciência colectiva dos problemas sociais e contribuindo desta forma para a activação das respostas e para a optimização dos recursos de intervenção ao nível do concelho e das freguesias incidindo na planificação estratégica territorializada da intervenção social local.

O Conselho Local de Acção Social (CLAS) é constituído por cerca de 100 Entidades públicas e privadas que formalmente aderiram à Rede Social de Cascais.

O CLAS funciona em plenário, através dum sistema de representação do conjunto dos seus membros e é presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Tem como competências entre outras:
 Promover iniciativas que visem uma melhor consciência dos problemas sociais
 Promover a realização participada do Diagnóstico Social Concelhio, do Plano de Desenvolvimento Social e dos Planos de Ação anuais
 Fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma actuação concertada na prevenção e resolução dos problemas sociais

Atas dos Plenários do CLASDiagnóstico SocialMais informações
Atas dos Plenários do CLASDiagnóstico Social
Sob o lema coesão social e territorial está a decorrer no Concelho de Cascais, o Diagnóstico Social (DS).
 
Pretende-se que este diagnóstico seja pensado através de vários olhares, numa ótica de responsabilidade partilhada, (autarquias, organizações não governamentais, serviços públicos, empresas, munícipes) e pretende-se, também, criar um bom instrumento para fundamentar a ação futura para o Concelho ao nível do desenvolvimento social.
 
Compete à Rede Social de Cascais promover um planeamento estratégico para o desenvolvimento social concelhio, baseado no DS e num Plano de Desenvolvimento Social Plurianual (PDS).
O último DS foi realizado em 2004 e desde então só tem sido possível atualizar alguns indicadores, sem um olhar global e integrado sobre a realidade, capaz de fundamentar prioridades e novas estratégias de intervenção. Aquando da elaboração do PDS 2012-2015, foi sentida pelo conjunto de atores sociais a necessidade de atualização do DS.
Assim, foi aberto um concurso público para aquisição de serviços para a realização do DS e os 5 lotes* que compõem o diagnóstico social foram adjudicados ao Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU).
 
LOTE 1 | Recolha, tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos referentes à situação social
Dezembro de 2014-Setembro de 2015
 
LOTE 2 | Atualização da Carta Social
Junho a Dezembro de 2015
 
LOTE 3 | Análise da rede de atores: Organização, funcionamento e contributos
Julho de 2015-Fevereiro de 2016
 
LOTE 4 | Definição de critérios do bem-estar da população e indicadores de progresso - SPIRAL
Agosto de 2015-Abril de 2016
 
LOTE 5 | Análise conclusiva e proposta de cenários para a intervenção
Junho de 2016-Outubro 2016
 
A conclusão deste diagnóstico está prevista para outubro de 2016. Vai ser com base nos resultados do DS que será elaborado o PDS 2017/2020
 
Mais informações

Email: rede.social@cm-cascais.pt
Visite o site da Rede Social de Cascais em  www.redesocialcascais.net

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais