Está aqui

Relações Internacionais

As linhas mestras da política de relações internacionais do Município de Cascais, encontram-se definidas no Plano Estratégico das Relações Internacionais do Município, aprovado em 2012

No quadro das geminações entre cidades, a ligação de amizade e cooperação entre Cascais e outras cidades, estabelecida através dos acordos de geminação ou de protocolos de cooperação, contribui para uma harmonização social e cultural, promove o desenvolvimento local com base na partilha de conhecimentos e de experiências, com respeito pelas diversidades, aprofundando o conhecimento e o interesse mútuo consolidado nos laços históricos e culturais que as unem.
Pretende-se ainda potenciar a capacidade de Cascais como Município capaz de criar pontes entre as diversas realidades económicas, culturais e sociais, perspetivando-se como dinamizador de um novo modelo de relacionamento internacional neste século.
No plano internacional a afirmação de Cascais consubstancia-se na participação do município em associações de poder local de âmbito regional e internacional, na adesão a organizações ou redes temáticas internacionais e igualmente através da participação, em parceria com outros municípios, em projetos que se revelem propícios à partilha de metas comuns de desenvolvimento cultural e social. Sendo Cascais um dos principais destinos turísticos do nosso país, este importante sector socioeconómico assume também um papel relevante nos contactos internacionais do município. A cooperação com outras cidades de vocação turística fomenta a criação de parcerias e a partilha de experiências, contribuindo simultaneamente para a promoção de Cascais como um destino turístico de referência.
A Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da política de apoio ao desenvolvimento e no quadro da cooperação descentralizada, desenvolve um relevante programa de cooperação internacional com vários municípios espalhados pelo mundo. Neste contexto, por razões históricas, linguísticas e culturais, são privilegiadas as relações de cooperação com municípios do espaço lusófono, com os quais partilhamos um património comum, procurando desta forma corresponder à importância desse legado. 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais