Está aqui

Candidaturas ao POVT aprovadas

O PO Valorização do Território é um dos três Programas Operacionais Temáticos do QREN, constituindo um Programa novo e central para a estratégia da Agenda da Valorização do Território, para a qual concorrem também, de forma muito significativa, os Programas Operacionais Regionais do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

O Programa assume elevadas responsabilidades, não só pelo elevado volume de investimento e de financiamento que concentra – resultante de dois Fundos comunitários – o Fundo de Coesão e o FEDER – mas também pela extraordinária relevância dos Grandes Projetos que se encontram previstos e ainda pela grande diversidade sectorial que concentra, abrangendo designadamente o sector dos transportes, ambiente, ordenamento do território e desenvolvimento regional, educação, agricultura, desporto, entre outros.

As intervenções do Fundo de Coesão inscrevem-se no âmbito do objetivo Convergência e na concretização das prioridades temáticas inscritas na Agenda do QREN dedicada à Valorização do Território.
Estas intervenções estão organizadas em torno de 5 Eixos prioritários:

Eixo I - Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes:
Os objetivos prioritários deste Eixo consistem no reforço da competitividade e da conectividade do território, à escala Nacional, Ibérica e Europeia, através do desenvolvimento de projetos estruturantes no domínio dos transportes.

Eixo II - Rede Estruturante de Abastecimento de Água e Saneamento:
A principal Estratégia aqui consagrada é a relativa ao Ciclo Urbano da Água está consagrada, em termos de programação das políticas públicas, no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais (PEAASAR) 2007 – 2013.

Eixo III - Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos:
Este Eixo abrange três domínios de intervenção:
1º) Combate à erosão e defesa costeira
2º) Recuperação do passivo ambiental
3º) Prevenção e gestão de riscos

Por último os Eixos IV e V dedicam-se às intervenções nas Regiões Autónomas:
Eixo IV - Redes e Equipamentos Estruturantes da Região Autónoma dos Açores.
Eixo V - Redes e Equipamentos Estruturantes da Região Autónoma da Madeira.

Conheça aqui alguns dos projetos com financiamento do POVT:
 Sistema de Comunicações de emergência para a Proteção Civil de Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais