Esta Semana

17 set
Exposição Thempus Fugit de João Ferreira.João Ferreira Nasceu em Lisboa em ...
18 set
Exposição Thempus Fugit de João Ferreira.João Ferreira Nasceu em Lisboa em ...
19 set
Exposição Thempus Fugit de João Ferreira.João Ferreira Nasceu em Lisboa em ...

Temas

+ Votados

Associações com história: 1886-1974


Abr25Qua
a
Nov11Dom
9h00-17h00

Gratuito

Casa Sommer Av. da República - Av. Vasco da Gama

Nesta exposição conta-se a história das 56 associações do concelho de Cascais fundadas antes da revolução de 25 de abril de 1974 através de algumas das mais emblemáticas peças dos seus arquivos e coleções. 
 
A mais antiga associação em atividade – a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais – remonta a 1886, quando a vila já se transformara no refúgio preferido da Família Real, da Corte e dos seus seguidores, pois, para além da praia, os vilegiaturistas careciam de novos espaços de sociabilização, como passeios públicos, jardins, coretos, casinos, teatros e campos adaptados aos desportos que se começavam a praticar, como o ténis ou o futebol.
 
Desta forma, os cascalenses participaram ativamente na difusão do associativismo, criando locais próprios para convívio e recreação, ao mesmo tempo que promoveram laços de solidariedade capazes de sanar problemas da comunidade, num período também marcado pelo desenvolvimento da consciência cívica e de classe, bem como pela aposta na instrução. 
 
As associações humanitárias e de cultura, recreio, desporto e ensino, que facilitaram a integração social, também promoveriam um sentimento identitário, em prol do espírito dos locais onde se fixaram, enraizando e dando representação às comunidades que os geriam, num processo de autorregeneração quase sempre bem-sucedido, como o atesta a antiguidade de muitas das associações que compõem a polifacetada realidade do concelho neste domínio.
 
Sem deixar de evocar a relevância de associações já extintas, como o Sporting Club de Cascais, esta exposição convida-o, assim, a conhecer peças únicas, muitas das quais inéditas, que traduzem a riqueza da nossa memória coletiva. Entre as mais de 100 peças em exibição destacam-se estandartes, fardamentos e equipamentos desportivos, instrumentos musicais, taças, fotografias e até uma carteira e um ábaco de uma das mais antigas escolas do concelho.

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais