Esta Semana

21 jun
Licenciada em arquitetura de interiores pela Fundação Ricardo Espírito ...
23 jun
Ciclo oitoxoito |O trabalho de Xavier Almeida Garrett é uma constante procura ...
29 jun
O Cristo RecrucificadoNa aldeia grega de Licóvrissi, a cada sete anos, por ...

Temas

+ Votados

Curso Breve de História de Cascais


+ Datas
Voltar
15h00 - 18h00

ESGOTADO

Arquivo Histórico Municipal de Cascais | Casa Sommer

Datas: 5, 12, 19 de maio e 2 de junho’18
Sábados, das 15h00 às 18h00
Gratuito

Limite máximo de participantes: 35 pessoas
Inscrições: a partir de 26 de abril pelo telefone 21 481 53 44, dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Curso Breve de História de Cascais: A Cidadela de Cascais - de Fortaleza Militar a Paço Real e a Palácio da República, por Margarida Magalhães Ramalho.

Durante séculos, a vila piscatória de Cascais apenas teve importância militar e estratégica. Nesse contexto, foram levantadas junto ao porto da vila várias fortificações. A mais emblemática é, sem sombra de dúvida, a Cidadela. Em 1870 – já sem função militar de vulto – o rei D. Luís mandou adaptar a casa do governador desta Praça para seu palácio de veraneio. O seu filho, o rei D. Carlos, também ele um amante do mar, continuou a utilizá-lo até à data da sua morte.

A vinda da família real para Cascais alterou radicalmente o destino desta modesta vila de pescadores agora catapultada para o lugar de praia da corte. Com a República, o palácio passará a ser utilizado pelos novos chefes do Estado.

Palco de inúmeras vivências de reis e de presidentes, a Cidadela tem muitas histórias para contar, algumas das quais se entrelaçaram com a história da vila, mas também com a do país. Dar a conhecê-las é o desafio deste curso.
 

Consultar Programa 


 


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais