Esta Semana

17 set
Exposição Thempus Fugit de João Ferreira.João Ferreira Nasceu em Lisboa em ...
18 set
Exposição Thempus Fugit de João Ferreira.João Ferreira Nasceu em Lisboa em ...
19 set
Exposição Thempus Fugit de João Ferreira.João Ferreira Nasceu em Lisboa em ...

Temas

+ Votados

História(s) da Vela em Cascais: Da primeira regata à prata olímpica (1871-1948)


Set08Sex
a
Abr01Dom
Consultar info de horário no detalhe

Gratuito

Casa Sommer Av. da República - Av. Vasco da Gama

A partir de 1870, a Família Real transformou Cascais na praia da Corte, no período do ano consagrado aos banhos de mar. A vila assumiu-se, desde então, como a capital do lazer em Portugal, alcançando protagonismo inusitado ao nível da introdução e promoção do desporto, numa época em que se começou a difundir a ideia de que a atividade física voluntária, surgida do desejo de entretenimento ao ar livre, promovia o vigor físico e mental.
 
A notícia mais antiga que se conhece a propósito da realização de uma regata de vela na baía de Cascais remonta a 1871, transformando-se, desde então, a enseada de Cascais no campo de regatas favorito dos portugueses, onde se disputariam algumas das mais importantes provas desta modalidade. Tal foi o caso da primeira regata internacional em águas nacionais, no ano de 1898 ou da primeira regata oceânica, em 1902, tradição que ainda hoje se mantém, como o atesta, por exemplo, a organização do Campeonato Mundial de Classes Olímpicas de Vela, em 2008, que antecedeu os Jogos Olímpicos de Pequim.
 
Nesta exposição apresentam-se os principais momentos da história da vela, assim como alguns dos seus mais relevantes troféus, realçando-se, assim, a importância da baía de Cascais na preparação de gerações de campeões, nomeadamente de Duarte e Fernando Bello, que nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, arrebataram a primeira medalha de prata para a modalidade.
 
Horários: 2ª a 6ª das 9h00 às 17h00 | sábado e domingo das 10h00 - 13h00 e das 14h00 -18h00
 
 
Gratuito
Organização: Câmara Municipal de Cascais
Apoios: Associação Naval de Lisboa | Clube Naval de Lisboa | Clube Naval de Cascais | Família Avillez Corrêa de Sampaio e Pinto Coelho Bello
Informações: 214 815 399 | arquivo.historico@cm-cascais.pt

Atividades paralelas:

 

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais