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Cascais Próxima

37 questões
  • A emissão do dístico tem custos?
  • No caso de perda de ticket, o que faço?
    • Deve dirigir-se à receção do parque e pagar o valor máximo diário.
  • Qual a localização e o horário do atendimento ao utente?
    • O atendimento é feito na Loja Cascais, sito na Rua Manuel Joaquim de Avelar, n.º 118 – Piso -1 em Cascais.
      Realiza-se das 08h30 às 18h00, durante os dias úteis.
  • A emissão do dístico tem custos?
  • As bicas podem ser reservadas?
    • Não. Não existe reserva de bicas.
  • As bicas podem ser utilizadas por crianças?
    • É proibido o uso das bicas por menores de dezasseis (16) anos, exceto quando o registo de aluguer for efetuado por um maior, não se responsabilizando a Cascais Próxima por qualquer tipo de acidente que possa existir com o utilizador.
       
  • Como desistir de uma avença?
    • O utente deverá enviar um e-mail para mobilidade@cascaisproxima.pt com indicação do número de avença, nome do utente e, de preferência, indicar o motivo da desistência.
  • Como efetuar o pagamento da coima sem ter de me deslocar aos vossos serviços?
    • Nos cinco dias úteis seguintes à data de infração, pode anexar uma cópia legível dos documentos acima referidos juntamente com a indicação do número do processo, a matrícula do veículo e a data de infração, e enviar o processo para o email mobilidade@cascaisproxima.pt.
      Posteriormente será enviada, por carta registada, a notificação do auto de contraordenação juntamente com uma referência multibanco, que poderá ser paga nas caixas MB, nas estações dos CTT e nos agentes Payshop.
       
  • Como posso entrar em contacto telefónico com o parque?
    • Caso queira confirmar se o seu veículo foi removido deve contactar o número 214 833 714.
  • Como posso fazer uma avença?
    • Pode dirigir-se à receção do parque ou enviar um e-mail mobilidade@cascaisproxima.pt. Após receção do pedido, a Cascais Próxima avaliará e entrará em contato com o interessado.
  • Como posso reclamar?
    • Após a receção da notificação, dispõe de 15 dias úteis para reclamar, devendo para o efeito seguir o 2.º ponto da referida notificação.
  • Desejo fazer a identificação voluntária, quais são os documentos necessários para levantar a notificação do auto de contraordenação?
    • Os documentos necessários são: documento de identificação pessoal, título de condução, NIF e indicação do número de processo.
  • Em caso de avaria o que devo fazer?
    • Contactar o posto mais próximo.
      O talão de aluguer tem o contacto dos quiosques.
       
  • Existe algum pagamento para levantar o veículo?
    • Sim. A entrega do veículo realiza-se após pagamento das taxas (taxa de depósito e taxa de remoção) e a respetiva coima de valor variável consoante a infracção praticada.
  • No caso de perda do cartão de avença, o que faço?
    • Terá de solicitar a segunda via de cartão na receção do parque e pagar o valor correspondente ao mesmo.
  • O local de entrega das bicas é o mesmo foram levantadas?
    • Não. As bicas podem ser devolvidas em qualquer dos três postos: Guia, Ecocabana ou Largo da Estação, desde que seja apresentado o talão de aluguer que deve sempre acompanhar o utilizador da Bica de forma a esta poder ser identificada e ficar registada a sua devolução.
       
  • O que devo fazer para utilizar as bicas?
    • Deve dirigir-se a um dos quiosques das bicas, onde deverá apresentar a sua identificação, através do Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte ou Carta de Condução.
      Ler as Normas e condições de utilização e assinar a declaração de responsabilidade devidamente preenchida.
      Deve sempre fazer-se acompanhar do talão de aluguer da Bica.
       
  • O uso das bicas tem algum custo para o utilizador?
    • Sim, desde o dia 10 de outubro de 2016. Os valores podem ser consultados no tarifário nas novas Normas e Condições de Utilização afixadas nos quiosques, redes sociais e canais de comunicação da Câmara Municipal de Cascais.
  • Onde me devo dirigir para levantar o veículo?
    • O parque de veículos removidos pela Cascais Próxima encontra-se na Av. ª Pedro Álvares Cabral, em Cascais (Coordenadas: 38.696733,-9.432841) ou na Av. Tenente Coronel Melo Antunes, em Carcavelos (Coordenadas: 38.687499, -9.334314).
      A entrega de veículos é realizada nos dias úteis das 09h00 às 21h00 e das 09h00 às 18h00, durante o fim de semana.
  • Onde posso consultar o Regulamento Geral de Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais?
    • Pode consultar aqui o Regulamento Geral de Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais e o Regulamento Específico das Zonas de Estacionamento Controlado (Boletim Municipal de 25 de agosto de 2014) e aqui o Regulamento das Zonas de Estacionamento Controlado da Zona Histórica da Vila de Cascais (Boletim Municipal de 25 de agosto de 2014).
  • Onde posso requerer a qualidade de comerciante?
    • Deverá deslocar-se ao atendimento ao munícipe da Câmara Municipal de Cascais, localizado na Rua Manuel Joaquim de Avelar, n.º 118, piso -1, em Cascais.
      Saiba mais aqui.
  • Onde posso requerer a qualidade de residente?
    • Poderá requerer no nosso balcão de atendimento, localizado na Loja Cascais, sito na Rua Manuel Joaquim Avelar, nº 118, Piso 0, Cascais, no mesmo edifício da Loja do Cidadão (Coordenadas: 38.699259, -9.423566)
      O posto de atendimento está aberto nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h30.
  • Os agentes de fiscalização da Cascais Próxima podem fiscalizar todo e qualquer estacionamento indevido ou abusivo
  • Os documentos a apresentar devem conter a morada para onde requisito a qualidade de residente?
    • Sim. Cada autorização de estacionamento está associada a um titular, morada e veículo concretamente identificados.
       
  • Posso entregar os documentos do infrator e pedir a uma terceira pessoa para se dirigir aos vossos serviços para levantar a notificação?
    • Não. A notificação emitida no posto de atendimento da Cascais Próxima tem que ser assinada pelo infrator.
  • Possuo um estabelecimento comercial no concelho de Cascais, posso requerer a qualidade de comerciante?
  • Quais os modos de pagamento que os parque têm?
    • Para os tickets diários o pagamento apenas poderá ser efetuado com dinheiro. No caso das avenças o pagamento poderá ser feito por dinheiro, cheque ou referência multibanco.
      Os parques de estacionamento não têm via verde.
  • Quais são os documentos necessários para requerer a qualidade de comerciante?
  • Quais são os documentos necessários para requerer a qualidade de residente?
  • Qual o horário de funcionamento dos quiosques das bicas?
    • O horário de funcionamento dos quiosques das bicas é enre as 08h00 e as 20h00, sendo a 0entrega das bicas realizada até às 19h.
       
      Atenção:
      As bicas podem ser utilizadas todos os dias com exceção do dia 1 de janeiro e 25 de dezembro.
      Nos dias 24 e 31 de dezembro os quiosques encerram às 13h00.
  • Qual o horário e onde ficam localizados os parques de estacionamento da Cascais Próxima
    • Parque Marechal Carmona
      Todos os dias: 24 horas
      Valor máximo diário: €5,00
      Para informação detalhada do tarifário siga este link
      Localização: Avenida da República, 389 - Cascais | Ver mapa
       
      Parque Estoril Residence
      Todos os dias: 8h00 às 24h00
      Valor máximo diário: €10,00
      Para informação detalhada do tarifário siga este link.
      Localização: Avenida Marginal, 8648C | Ver mapa
       
      Parque Cascais Center
      Dias úteis: 8h00 às 20h00 | Sábados: 8h00 às 14h00
      Valor máximo diário: €28,80
      Para informação detalhada do tarifário siga este link
      Localização: Avenida Marginal, 8648C | Ver mapa
  • Quando for de férias, tenho de pagar o mês de avença mesmo que não utilize o parque?
    • Sim, os pagamentos são mensais e implicam a reserva do lugar.
       
  • Quantos dias disponho para efetuar o pagamento de uma coima?
    • Dispõe de 15 dias úteis após a receção da notificação.
  • Quem pode proceder ao levantamento do veículo?
    • O veículo só poderá ser entregue ao seu proprietário ou por terceiro munido de autorização escrita que respeite as exigências legais de representação.
       
  • Se eu chegar ao parque e o mesmo já estiver encerrado, o que faço?
    • Terá que aguardar a abertura, de acordo com o horário, que pode consultar aqui.
       
  • Tenho um cartão de residente emitido pela Cascais Próxima, mas neste momento circulo com outro veículo. Posso utilizar o mesmo cartão?
    • Não. A autorização solicitada destina-se exclusivamente para o veículo cuja matrícula se encontra impressa no respectivo dístico e nos registos da Cascais Próxima. Deve solicitar no posto de atendimento da Cascais Próxima o cancelamento da autorização ativa e solicitar novo dístico, apresentando os documentos solicitados na primeira emissão ou renovação.
  • Tenho um dístico emitido pela Cascais Próxima, mas neste momento circulo com outro veículo. Posso utilizar o mesmo dístico?
    • Não. A autorização solicitada destina-se exclusivamente para o veículo cuja matrícula se encontra impressa no respectivo dístico e nos registos da Cascais Próxima.

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