CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

12.ª Gala do Desporto de Cascais

Já são conhecidos os melhores da época desportiva 2011/2012 em Cascais. Eleitos no decurso da 12.ª Gala do Desporto, promovida pela Câmara Municipal de Cascais dia 31 de janeiro, no Casino Estoril, os melhores esperanças, atletas, equipa e treinador têm agora um novo ano pela frente, com renovados votos de confiança

São eles: Teresa Carvalho e João Bernardo, atletas esperança, Maria Abecassis e Vasco Ribeiro, atletas do ano, a equipa sénior feminina de basquetebol do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, eleita a equipa do ano, e ainda Ana Cristina Branco e Inês Pinheiro, distinguidas como treinadoras do ano. Mais de 400 atletas e cerca de meia centena de agentes desportivos estiveram reunidos, dia 31 de janeiro, no Salão Preto e Prata, no âmbito da Gala do Desporto de Cascais.

Já na sua 12.ª edição, a gala constitui um momento de grande confraternização entre desportistas e além da homenagem aos que obtiveram os melhores resultados, é também uma oportunidade para evocar os benefícios da prática desportiva no seu todo: “É no desporto que encontramos verdadeiras lições de vida. É lá que encontramos resultados que nos orgulham e que nos inspiram”, salientou aos presentes Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, para quem os atletas e agentes desportivos “são o nosso cimento como comunidade”. Para Carlos Carreiras é no desporto “que continuamos a encontrar os melhores entre os melhores”.

Por isso, conforme fez questão de acrescentar o presidente da Câmara, embora a 12ª Edição da Gala do Desporto de Cascais termine, “o seu espírito não se esgota nem aqui nem agora. Porque o espírito do desporto, o espírito de campeões como vós, não se resume a ganhar e perder. É esforço, é superação, é trabalho, é cooperação. É exemplo. E os exemplos não são efémeros. Não podem ser efémeros. Vivem todos os dias, todo o ano”. Por seu lado, João Sande e Castro, vereador do Desporto na Câmara Municipal de Cascais, sublinhou que “para nós, mais importante que os próprios resultados, é sabermos que existem mais de dez mil atletas federados no concelho que praticam desporto regularmente, que todas as semanas participam nos campeonatos das modalidades. Para nós importante é também sabermos que mais de dez mil jovens têm a oportunidade de praticar desporto e de melhor se formarem enquanto homens”. E, numa justa homenagem a quem torna isto possível, o autarca complementou: “esta dinâmica só é possível porque temos mais de 70 clubes que funcionam e que têm desporto federado”.

Ao longo da noite, com a votação a decorrer no momento (por sistema de televoto) os melhores atletas e equipas da época desportiva 2010/2011 do concelho foram sendo chamados ao palco: 1 - Equipa do ano – Equipa Sénior Feminina de Basquetebol do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos | Alcançando o título de Campeãs Nacionais da Liga Feminina de Basquetebol, as “lombitas” conquistaram ainda a Taça de Portugal e a Liga Feminina, revelando-se, inequivocamente, como a melhor equipa do ano.
2 - Esperança feminina – Teresa Carvalho (atletismo) | Atleta do Clube de Atletismo Salesianos de Manique, da Escola Salesiana de Manique, Teresa Carvalho revelou-se este ano como Esperança Feminina pelos resultados obtidos na modalidade de atletismo ao longo da época 2011/2012, na qual conquistou os títulos de Vice-Campeã Nacional de Juniores no Salto em Comprimento em Pista coberta, primeira classificada em Salto em Comprimento e 4x100m e segunda classificada em Salto em Altura nos Jogos da FISEC e Campeã Nacional do Desporto Escolar no Salto em Comprimento e Salto em Altura.
3 - Esperança masculino – João Bernardo (râguebi) | Atleta de râguebi do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais, João Bernardo Afonso, revelou estar ao mais alto nível ao atingir classificar-se como Campeão Europeu de Rugby de 15 – Seleção Nacional de Sub 18 e Campeão Europeu de Rugby Seven's – Seleção Nacional de Seniores.
4 - Atleta feminina – Maria Abecassis (surf) | Envergando a camisola do Surfing Clube da Costa do Sol, Maria Abecasis conquistou na época desportiva 201a/2011 os títulos de Campeã da Europa por Seleções – Seleção Nacional de Surf Feminino, Campeã Nacional Liga Pró Surf Feminina e alcançou ainda o terceiro lugar no Campeonato Nacional Pró Júnior Sub 20.
5 - Atleta masculino – Vasco Ribeiro (surf) | Também com as cores do Surfing Clube da Costa do Sol, Vasco Ribeiro alcançou na época desportiva em análise o título de Vice-Campeão do Mundo de Juniores Sub 18 em surf, sagrando-se como terceiro classificado no Campeonato da Europa Pró Júnior Sub 20. Foi ainda Campeão Nacional Liga Pró Surf Open 2010/2011.
6 - Treinador do ano – Ana Cristina Branco e Inês Pinheiro (ginástica acrobática) | Treinadoras de ginástica acrobática do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais, Ana Cristina Branco e Inês Pinheiro conduziram a preparação técnica dos atletas Beatriz Cruz e Pedro Melo que conquistaram o título de Campeões Nacionais de Pares Mistos Elite Júnior na época desportiva 2010/2011.

Igualmente preparadas pela dupla de treinadoras, Madalena Carlos e Tânia Gomes, sagraram-se Campeãs Nacionais de Pares Femininos Seniores, nesta época desportiva. Outras figuras destacadas do desporto nacional marcaram presença na noite de ouro do desporto em Cascais como os técnicos Paulo Bento, treinador da seleção nacional, Tomaz Morais, diretor técnico da federação nacional de râguebi, e Nuno Miguel Santos Barreto, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos. Impossibilitado de estar presente, Fernando Santos, treinador da seleção grega, fez-se representar pela mulher que recebeu em seu nome a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Cascais.

Foram ainda homenageados nesta edição: Eduardo Lopes de Freitas | Diretor de Corrida Internacional – FIA Jorge Pessanha Viegas | Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal José Correa Sampaio | Presidente da Federação Portuguesa de Ténis Luís Duarte | Selecionador Nacional de Hóquei em Patins de Sub 20 Luiz Pinto de Freitas | Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting Manuel Pinto Agrellos | Presidente da Federação Portuguesa de Golfe Marcos Chuva | Vice-Campeão Europeu de Salto em Comprimento de Sub 23 Nuno Lança Cardeira | Árbitro Internacional de Karaté – EKF/ WKF Pedro Feist | Presidente da Assembleia Geral da Federação de Andebol de Portugal

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0