1961: A Ordem e o Caos | Nova exposição de Paula Rego inaugurada em Cascais

Dia memorável para a cultura e para as artes em Cascais, a inauguração, ontem, 22 de maio, de “1961: “A Ordem e o Caos", de mais uma exposição inédita na Casa das Histórias que contou com a presença da própria Paula Rego. A convite de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Jorge Jesus, treinador do Benfica, marcou também presença no evento.

Marco na história das artes em Portugal, “A Ordem e o Caos" foi a primeira grande exposição a abalar o antigo regime na década de 60, na Fundação Gulbenkian. Até 26 de outubro fica na Casa das Histórias Paula Rego congregando pintura, gravura e desenho e incluindo ainda um núcleo documental, para reforçar a evocação dos momentos mais marcantes do início do percurso artístico de Paula Rego em Portugal.

Paula Rego, que por motivos de saúde não esteve presente no último grande momento do seu museu em Cascais, veio expressamente de Londres para gáudio dos muitos amigos e admiradores que a ela se juntaram na inauguração desta reedição. Entre eles, Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, e Jorge Jesus, treinador do Benfica.

“Esta exposição é a prova provada de que, efetivamente, as relações entre a pintora Paula Rego e a Câmara Municipal de Cascais são as melhores. Não seria possível organizar esta exposição sem a concordância da pintora, que manifestou toda a sua alegria por poder voltar a Cascais e ter esta exposição à sua espera!”, destacou Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, que gere a Casa das Histórias Paula Rego.

Carlos Carreiras, sabendo que o treinador do Benfica era um admirador da obra de Paula Rego, a que se juntou o facto de o avô da artista ter estado entre os fundadores do clube, não hesitou em convidar Jorge Jesus para estar presente na inauguração em Cascais. “Foi com muito gosto que o recebemos, sabendo que será sempre muito bem recebido no nosso concelho. Por fim, e contra todos os profetas da desgraça que se apressaram a decretar o fim da Casa das Histórias, deixo as palavras da mais prestigiada artista portuguesa: estou muito contente com a situação da Casa das Histórias. Quando celebramos os 650 anos de elevação a Vila, é notório que a Cultura e a Arte são vividas cada vez mais intensamente em Cascais".

Visivelmente satisfeito, Jorge Jesus não escondeu a admiração por Paula Rego e pela arte: “não é normal um treinador de futebol associar-se a uma ideia, neste caso de pintura, que é arte. Eu acho que futebol também é arte e por isso é que eu estou aqui”, justificou. De todas as obras de Paula Rego Jorge Jesus aprecia mais “Maria”, mas se o tema é futebol escolhe “Olhando para trás”: “é o quadro que mais expressão teve e mais valor económico tem e que mais se identifica com estes meus cinco anos no Benfica”.

"O meu clube é o Benfica. O meu avô foi sócio fundador", fez questão de salientar a pintora aos jornalistas, durante a visita inaugural à mostra. Feliz por encontrar tantos amigos e por voltar ao seu museu de Cascais, Paula Rego reconheceu o trabalho feito pela Câmara Municipal de Cascais “As minhas obras estão bem entregues. A Casa das Histórias está muito bem organizada, muito melhor do que estava”. Afinal, para Paula Rego “esta é a casa da história de uma mulher que quis fazer bonecos, e que conta a história com os bonecos”.

A exposição "1961: Ordem e Caos" mostra, pela primeira vez, na Casa das Histórias, obras de Paula Rego produzidas no início da carreira.
Nesta exposição são também apresentadas obras do marido de Paula Rego, o pintor Victor Willing (1928-1988), e dos artistas Eduardo Batarda e Bartolomeu Cid dos Santos.
Com curadoria de Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira, a exposição reúne, pela primeira vez, um vasto conjunto de obras de Paula Rego, produzidas durante as décadas de 1960 e 1970. Mais informações sobre a exposição.

A inauguração da exposição de Paula Rego teve forte cobertura por todos os órgãos de comunicação social (OCS). Se, per si, a presença da mais internacional e prestigiada pintora portuguesa atrai  atenção mediática, a participação de Jorge Jesus veio reforçar ainda mais o interesse dos OCS, particularmente os desportivos. Cascais teve ontem um impacto extraordinário nos media. Veja aqui todas as notícias que saíram.