1.ª Companhia de Guias de S. D. Rana já tem casa

Instalada em pleno Parque Urbano de Outeiro de Polima, a 1.ª Companhia de Guias de S. Domingos de Rana, tem, finalmente uma casa. Mais do que instalações para desenvolver as suas atividades, o novo espaço é um sonho realizado, fruto de um investimento municipal de cerca de 140 mil euros.
Modestas, as novas instalações resultaram de uma adaptação da zona técnica de manutenção do parque, o que permitiu criar duas salas amplas, facilmente transformadas em quatro, sala de arrumos, copa dotada de microndas e instalações sanitárias.

A melhor parte é, contudo, o espaço exterior. Abertas as portas de correr, as salas abrem-se para um generoso espaço verde, verdadeiro pulmão da freguesia de S. Domingos de Rana.

"É com enorme orgulho que vejo as associações todas do concelho com espaço para desenvolver o seu trabalho. Falta o CNE de Tires, em que houve algumas contrariedades, mas que em breve estarão ultrapassadas", referiu, na inauguração, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Cascais tem um grande movimento de jovens em que as famílias podem confiar e que proporcionam formação cívica e de cidadania, o que torna mais fácil entendermos as diferenças e valorizar os nossos recursos naturais”, acrescentou o autarca.

Felizes por verem concretizado um sonho antigo, as Guias prestaram homenagem ao seu antigo “senhorio”, José Filipe, presidente do Grupo Recreativo 1.º de Maio de Tires a quem outorgaram um trevo, símbolo da companhia: “Na sala emprestada pelo 1.º de Maio de Tires estávamos em família, e continuamos a querer ir lá. O que fizeram por nós é impagável, mas aqui temos, finalmente, uma casa", disse, orgulhosa, Mariana Gomes, chefe das Guias.