1º Encontro Nacional de Arquivos em Cascais

Presidente da Câmara Municipal de Cascais destaca a aposta do concelho no reforço da sua identidade local.

Preservar o património da memória e valorizar os arquivos nacionais. Foram estes os assuntos debatidos hoje, dia 19 de outubro, no 1º Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto.

“Estamos a falar aqui de memória, mas estamos também a falar de identidade. É nela que se funda a nossa estratégia. Temos de acentuar a nossa identidade, que se criar na nossa memória, com a capacidade de se projetar em termos de futuro”, afirmou Carlos Carreiras. O Presidente da Câmara Municipal de Cascais destacou a aposta do concelho no reforço da sua identidade local em vários domínios.

Divulgar os projetos desenvolvidos no país no âmbito da salvaguarda e valorização dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto e refletir sobre a situação atual, a estratégia e os desafios que se colocam à salvaguarda e valorização destes arquivos foram os principais objetivos desta reunião.

O encontro foi organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Cascais, assim como pelas Câmaras de Loures, Sines, Rede dos Arquivos do Algarve e pelo Grupo de Trabalho de Arquivos da Região de Aveiro. M.D.A.