25 anos do Moscow Piano Quartet em Cascais | 29 de abril | 17h00 | Centro Cultural de Cascais

O Moscow Piano Quartet (MPQ) comemora 25 anos como quarteto residente em Cascais. Composto por Alexei Eremine (piano), Maria Castro Balbi (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrikh Elessine (violoncelo), o MPQ é uma das mais destacadas formações de música de câmara residentes em Portugal, com atuações por toda a Europa e Japão. Ao longo dos anos tem apresentado o melhor da música de câmara, em cinco concertos distribuídos ao longo do ano. A nova temporada arranca no dia 29 abril, às 17h00, no Centro Cultural de Cascais.

Para corresponder aos pedidos do seu público, o MPQ, que tem sido convidado regular das principais instituições de concertos e festivais do país, escolheu Johannes Brahms, uma das figuras mais importantes do romantismo musical do século XIX, como fio condutor da temporada de 2018. Entre abril e junho, apresenta a integral dos quartetos deste compositor com piano a par de quartetos com piano russos e portugueses. Em outubro e dezembro juntam-se ao MPQ os prestigiados violinistas Laurent Albrecht Breuninger e Mikhail Shmidt, que vão interpretar os quintetos com piano de Brahms, Schumann, Dvořák e Chostakovitch. Os concertos são comentados por Alexandre Delgado.

As temporadas do Moscow Piano Quartet integram a programação do Bairro dos Museus de Cascais.

O Moscow Piano Quartet foi criado em Moscovo, em 1989, pelo pianista Alexei Eremine e pelo violoncelista Guenrikh Elessine. Marcado pela aprendizagem com o mestre Valentin Berlinski - violoncelista do Quarteto Borodine - o MPQ tem vindo a divulgar todas as obras escritas para violino, violeta, violoncelo e piano, do período clássico aos nossos dias. O MPQ foi já condecorado com a «Medalha de Mérito Cultural do Concelho de Cascais», pelo seu trabalho realizado desde 1993 como Quarteto Residente.

PROGRAMA TEMPORADA 2018

BILHETEIRA