25 de abril em Cascais | Visita ao Forte de Santo António da Barra

Neste dia 25 de abril celebramos mais do que a liberdade: celebramos a obra feita por Cascais na salvaguarda do património. Dia 25 de abril, das 14h00 às 19h00, e pela primeira vez, abre-se a oportunidade única para visitar o Forte de Santo António da Barra. Acolhido há pouco mais de um mês pela Câmara Municipal de Cascais, o popularmente conhecido como “Forte de Salazar” abre ao público.

Programa comemorações 25 de abril | Aviso tânsito e estacionamento condicionados

Com muito trabalho ainda para fazer, já é possível, contudo, partilhar com os cidadãos os benefícios da passagem do património para a esfera municipal.

Depois de retiradas toneladas de terra, ervas e lixo. Depois de limpos os grafiti e recuperados os painéis de azulejo, depois de recuperados percursos e paredes. Depois de criado um percurso expositivo para que todos possam (re)descobrir o espaço, o Forte de Santo António da Barra abre dia 25 de abril, das 14h00 às 19h00.

Uma abertura única, para já, e que a Câmara de Cascais quer partilhar com todos os cidadãos de Cascais. Estão todos convidados a celebrar a liberdade no Forte de Santo António da Barra.

Às 14h00 será o próprio presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a abrir as portas, convidando todos a conhecer esta nova fase da vida da construção seiscentista.

Ao longo da tarde serão ouvidos o Coro do Conservatório de Cascais, a Banda Juvenil da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, o Coro de Câmara de Cascais, o Coro Discantus, o Coro ESSA, da Escola Salesiana de Santo António do Estoril.

A fechar a cerimónia será ouvido o Hino Nacional, numa interpretação da Banda Juvenil da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira.

A visita ao forte irá prolongar-se até às 19h00, hora em que as portas serão novamente encerradas até que seja decidida a nova utilização do espaço.

Comemorações arrancam às 10h00

No ano em que se comemoram 44 anos sobre o 25 de abril, as celebrações em Cascais arrancam às 10h00, na Praça 5 de outubro com a atuação das Bandas Filarmónicas da Sociedade Musical Sportiva Alvidense e da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra.

Segue-se uma arruada desde a Praça 5 de outubro até ao Parque da Cidadela de Cascais, onde, a partir das 10h30, irão atuar as Bandas Filarmónicas da Sociedade Musical União Paredense e do Grupo de Solidariedade Musical e Desportivo de Talaide.

Às 11h00, já no Jardim Costa Pinto, popularmente conhecido por Jardim da Parada, atuam as Bandas Filarmónicas da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos e da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira.

O espetáculo chega ao fim com a atuação conjunta das seis Bandas Filarmónicas presentes.

História das Associações concelhias em exposição

Às 11h30, na Casa Sommer – Arquivo Histórico Municipal, será inaugurada a Exposição Associações com História – 1886 / 1974, para tornar mais visível o grande trabalho feito pelo movimento associativo em Cascais.

Painel ilustrativo da intervenção no Forte segundo os ODS, com particular destaque para o objetivo 11.