2ª edição IRONMAN 70.3 Cascais | Conferência de Imprensa

Prova de triatlo decorre este domingo, com início às 7h27, na Baía de Cascais.

Depois do sucesso do Iron Man 2017, que recebeu o prémio de organização a nível nacional e está no top 10 de provas de meia distância a nível mundial, a prova regressa a Cascais já este domingo e, mais uma vez, as inscrições ultrapassaram as expectativas.

A edição da prova de triatlo de 2018 vai contar com a participação recorde de 2657 atletas, dos quais 50 são atletas profissionais, provenientes de 71 países diferentes, com idades entre os 18 e os 73 anos. As inscrição para a prova desta edição tinham um custo que rondava os 260€.

A conferência de imprensa decorreu esta manhã, sexta-feira, dia 28 de setembro, na Casa do Lago do Hotel Quinta da Marinha. Contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do diretor geral do Iron Man Portugal, Jorge Pereira, e do diretor da prova em Espanha e Portugal, Agustí Perez.

O vereador da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, fez questão de sublinhar a importância desta prova para a Vila de Cascais: “Aquilo que este tipo de provas deixam é que é comum: desde o ano passado, que foi a primeira edição, vêem-ser muitos atletas profissionais, durante todos os dias do ano, a virem regularmente a Cascais para fazerem os seus treinos para depois poderem entrar neste tipo de competições.

No ano passado, na primeira edição, esta prova entrou para o top10 das provas mundiais, na classificação do Iron Man, através dos inquéritos feitos aos próprios atletas, e nós queremos chegar ao top3 e é por isso que estamos a continuar, melhorando cada vez mais esta prova.”

De acordo com a organização, estima-se que o impacto na economia causado por esta prova ultrapasse os sete milhões de euros, sendo o orçamento do evento de um milhão de euros.

O triatlo do Iron Man 70.3 Cascais é uma prova que consiste num percurso de 1900 metros de natação, seguidos de 90,1km de bicicleta e 21km de corrida. Jorge Pereira, Diretor Geral do IRONMAN Portugal, destacou a relevância da localização desta prova para os atletas participantes: “Estamos nas dez melhores provas do mundo para estes atletas, ou seja, eles recomendariam esta prova muito pelas paisagens, pela envolvência, e pelo que Cascais tem para oferecer. Há tanto para fazer em Cascais, os atletas adoram os percursos porque são extraordinários, a natação é lindíssima, na Baía de Cascais em que mesmo quando há ondas não afeta o percurso da prova. No ciclismo é dos circuitos mais bonitos do 70.3 Iron Man, todos dizem isso e isso está a correr o mundo.”

Aos cascalenses e visitantes do concelho, Nuno Piteira Lopes deixou a seguinte mensagem: “Queremos pedir desculpa a todos os cascalenses e a todos os que nos visitam pelos incómodos causados por esta prova, mas achamos que uma prova desta dimensão é, do ponto de vista estratégico, importante porque marca Cascais e é uma afirmação de Cascais para o mundo em termos de organização de provas desportivas.”

A 2ª edição da prova IronMan 70.3 Cascais vai definir o Campeão Nacional, premiar o atleta masculino e feminino com o melhor tempo em cada segmento e ainda o Rei e Rainha da Montanha. Por Portugal vão participar os atletas João Silva, Bruno Pais e a campeã de longa distância e ibérica, Ana Filipa Santos.

Comunicado cortes de trânsito