7.º Concurso de Ideias de Negócio de Cascais | Projeto “Merenda Portuguesa” conquista júri

Paulo Cruz, com o projeto Merenda Portuguesa - Um conceito inovador é o vencedor do 7.º Concurso de Ideias de Negócio de Cascais. O resultado foi dado a conhecer ontem, no Ninho de Empresas da Agência DNA.

Conquistando o júri com um projeto inovador que permite uma refeição prática e saudável à base de pão, mas inspirado nas tradições culinárias portuguesas, Paulo Cruz mal queria acreditar que era o vencedor da sétima edição do Concurso de Ideias de Negócio de Cascais. “Apesar de achar a minha ideia com grande potencial, não fazia a ideia que ia ser vencedor, até porque foram apresentados projetos muitos bons. Estou muito surpreendido”, desabafou o empreendedor.

Este ano concorreram a esta iniciativa da Câmara Municipal de Cascais 84 projetos nas áreas da energia, ambiente, comércio e serviços, saúde, turismo, tecnologias da informação e da comunicação e empreendedorismo social, tendo sido selecionados 20.

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, “emprego só é gerado se houver empresas, por isso estamos perante um projeto que possibilita combater o desemprego e a criação de cadeias de valor e riqueza”.

Dirigido a empresas recém-criadas ou autores de projetos relacionados com as áreas do Ambiente/Energia, Saúde, Turismo, Empreendedorismo Social, Tecnologias da Informação e Comunicação e Comércio/Serviços, o Concurso de Ideias de Negócio de Cascais visa captar ideias de negócio e facilitar o acesso a fontes de financiamento, promovendo projetos inovadores em sectores de atividade com forte potencial de crescimento.

Desde que foi lançado, em 2006, já participaram no Concurso de Ideias de Negócio de Cascais cerca de 1500 empreendedores que apresentaram mais 500 projetos.
Alguns dos projetos distinguidos neste concurso são atualmente casos de sucesso, como a Medbone - empresa que opera na área da biotecnologia e exporta para mais de 20 países - ou a Belmont - empresa do setor energético que expandiu os seus negócios para o Chile. Também a Inocrowd actualmente instalada no Ninho de Empresas DNA é um caso de referência com a sua ferramenta de open innovation colocada ao serviço de empresas como a ANA- Aeroportos e Navegação Aérea e a EDP. Outro exemplo de bons resultados é a Eventcluster alojada no Ninho de empresas DNA desde janeiro de 2013 já colocou no mercado o projeto plataforma/marketplace para indústria de eventos e turismo. A Vitamimos, empresa dedicada à alimentação saudável para crianças com instalações no Parque da Quinta da Alagoa, e a Pedaços de Aventura, que se dedica ao arborismo e apoio no Parque Palmela, começaram como ideias de negócio e hoje encontram-se em franca expansão.