Alapraia: Polidesportivo deu lugar a jardim sustentável

Na Estrada da Alapraia há novas razões para tirar partido do ar livre. Após a intervenção de requalificação do Jardim da Alapraia, o velho campo polidesportivo existente entre os prédios foi removido dando lugar a um jardim sustentável cujo modelo, já posto em prática em cidades como Berlim, permite aproveitar as águas da chuva.
Com uma área de 5.400 metros quadrados, o espaço conta com parque infantil, relvados lúdicos, zonas de estadia e uma rede de caminhos de circulação mista (pedonal e ciclável) ligando à malha urbana envolvente.

“Às vezes as pessoas não querem grandes obras, querem obras que façam a grande diferença, dentro da comunidade e este é um caso bem exemplificativo”, explica Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, destacando o facto de esta requalificação ter contado com a participação das crianças da escola “O Nicho”, situada nas imediações. “Os alunos finalistas do primeiro ciclo têm uma atividade em que contribuem com algo que seja a favor da comunidade. Neste caso foi o bebedouro”. Razões de sobra para Carlos Carreiras dar os parabéns aos jovens que, desta forma, revelam ter “espírito de comunidade, participativo e colaborativo”.

O projeto foi desenvolvido segundo o inovador conceito (sustentabilidade urbana) “Cidade Esponja” em curso em Berlim, assente numa estratégia de gestão local das águas pluviais, onde é promovida a infiltração nas zonas verdes em vez de serem encaminhadas para a rede pluvial, contribuindo para a amenização do microclima urbano através do fenómeno de evaporação, para a recarga dos aquíferos, para a redução do consumo das águas de rega e controlo de picos de cheias.

Desta forma todas as águas são encaminhadas para um sistema de bacias verdes garantindo a eficiência do sistema.

A intervenção representa um investimento municipal de cerca de 82 mil euros.