Alunas de Cascais na Final Nacional do Concurso de Ideias 2012/13 | 6 de junho | 9h30 | Auditório dos Serviços Desconcentrados de Lisboa do IPJ

Sara Caeiro, Tatiana Martins e Karina Amorim, alunas do Agrupamento de Escolas IBN Mucana, de Alcabideche, vão defender o seu projeto “Caneta Inteligente” na Final Nacional do Concurso de Ideias 2012|13 - INOVA! – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI. A sessão decorre dia 6 de junho, a partir das 9h30, no Auditório dos Serviços Desconcentrados de Lisboa do Instituto Português da Juventude.

Apoiado pela Câmara Municipal de Cascais através da DNA Cascais, o grupo de alunas, acompanhadas pela professora Paula Santos, desenvolveu o seu projeto no âmbito do Concurso Escolas Empreendedoras conquistando o direito de concorrer ao Concurso de Ideias 2012|13 - INOVA! – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI. Venceram, entretanto a fase distrital do INOVA e, vão defender a sua ideia a nível nacional juntamente com 14 outros projetos de alunos do ensino básico e secundário de todo o país.

O júri irá analisar cada uma das propostas tendo em conta os seguintes critérios:
• Inovação e Criatividade: imaginação, identificação de problemas, proposta de ideias e soluções, sentido de oportunidade, proatividade - (25%).
• Viabilidade: viabilidade de implementação, possibilidade de execução e de concretização da proposta - (15%).
• Planeamento e Organização: planificação das fases da proposta, organização, cooperação, assunção de riscos, persistência, mobilização de recursos humanos e materiais, capacidade de envolvimento de parceiros - (20%).
• Impacto e potencial de replicação: efeitos sustentáveis da proposta e possíveis consequências positivas junto do público-alvo; potencial de replicação em contextos diversos - (20%).
• Comunicação: originalidade, capacidade de síntese, expressão e argumentação - (20%).

Neste mesmo dia será conhecida qual melhor ideia apresentada pelos alunos.

Sobre o CEE | Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, através da agência DNA Cascais, o CEE é um concurso de ideias de negócio para alunos, que desafia os jovens a criar um projeto e o respetivo plano de negócios. Desta forma, os alunos colocam em prática os conhecimentos em empreendedorismo adquiridos no âmbito do programa “Escolas Empreendedoras”, que decorre anualmente nos estabelecimentos de ensino do concelho, visando fomentar o espírito empreendedor dos mais jovens.