CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ano do Cão começa hoje no calendário chinês

Hoje, 16 de fevereiro, tem início o Novo Ano Chinês, o ano do cão, pondo fim ao ano do galo. Na China o ano do cão tem um significado positivo, uma vez que o signo está associado à inteligência, lealdade e proteção.

Segundo o calendário chinês entamos agora no ano 4716, correspondente ao ano 2018 no calendário ocidental. 

Ao contrário do que acontece no calendário gregoriano, o Ano Novo chinês é uma data móvel, determinada pelo calendário lunar, e, por isso, as festividades prolongam-se por vários dias e não apenas na véspera

O modelo de comemoração do Ano Novo chinês é adotado por diversos países do Oriente.

O calendário chinês é o mais antigo registo cronológico que se conhece adotando uma metodologia mais antiga do que a do calendário ocidental para calcular e compartimentar os dias do ano em meses.

Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um deles. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; o Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); o Coelho (Gato, na Tailândia); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia); o Cavalo; a Cabra, o Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.

Os signos das pessoas, contudo, não são determinados pelo mês em que elas nascem, mas sim pelo ano, enquanto o mês apenas define o “animal interior” delas e, também, deve-se destacar que o signo da pessoa muda de acordo com o local em que ela nasceu (se foi no hemisfério norte, a pessoa tem um signo, e se foi no hemisfério sul, que é o caso dos brasileiros, ela tem outro).

Para a cultura chinesa, os nascidos a partir de hoje terão o signo do cão que tem um significado positivo, uma vez que o signo está associado à inteligência, lealdade e proteção.

Na cultura chinesa, o signo assume grande importância, havendo até casos de pais que tentam conceber os seus filhos para que nasçam em anos de boa sorte, e evitem os de azar. PL

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0