Arquivo Histórico Municipal comemora o primeiro aniversário na Casa Sommer

No próximo dia 7 de dezembro comemora-se o primeiro aniversário da instalação do Arquivo Histórico Municipal na Casa Sommer. Convidamo-lo, assim, a conhecer a nova área de pesquisa do Arquivo Histórico Digital de Cascais em https://www.cascais.pt/arquivohistoricodigital. Estão disponíveis para consulta cerca de 340 000 registos, que atestam a riqueza dos mais de 100 fundos e coleções preservados pelo município.

O Arquivo Histórico Municipal de Cascais assume-se também enquanto Centro de História Local e tem como missão a gestão de todos os materiais correspondentes a processos concluídos, depois de prescritas as respetivas condições de reabertura, já não consultados pelos serviços e selecionados em função do seu valor arquivístico, cumprindo-lhe, assim, preservar, tratar arquivisticamente e tornar acessíveis todos os documentos à sua guarda; promover a recolha de documentação considerada de interesse para a história municipal, nacional ou internacional, por compra, depósito ou doação; propor a divulgação e publicação de documentos inéditos ou de trabalhos de investigação, designadamente acerca da história do município ou de figuras e temáticas que se relacionem com a documentação conservada; e fomentar a realização de atividades culturais, como exposições e conferências, relacionadas com o seu acervo ou a história local.

Através do Arquivo Histórico Digital é possível aceder online a todas a descrições e digitalizações da documentação já processada arquivisticamente, em constante atualização. Já no Guia Digital do Arquivo Histórico Municipal, atualizado anualmente, se apresentam, em forma de livro, todos os fundos e coleções preservados. PL