Associação de Surdos da Linha de Cascais com sede renovada

Inaugurou-se, no passado sábado, dia 22 de outubro, após obras de requalificação, a sede da Associação de Surdos da Linha de Cascais. Um investimento municipal que traz a esta entidade mais e melhores condições para desenvolver o seu trabalho.

“Cascais mais coeso e solidário, é um Cascais mais uno”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a inauguração da sede da Associação de Surdos da Linha de Cascais, em Alcoitão. Uma intervenção que permitiu o arranjo do espaço envolvente e trouxe novo pavimento, nova pintura e todas as condições ao antigo fogo de habitação social, cedido pela Câmara Municipal de Cascais à Associação de Surdos da Linha de Cascais em dezembro de 2007 mediante um contrato de comodato.

Numa visita inaugural das instalações, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, descerrou a placa que abriu a renovada sede. O vereador Frederico Pinho de Almeida expressou que o Executivo Municipal "tem o sentimento de dever cumprido. A cedência e requalificação da sede foram da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais e inserem-se na política de apoio às instituições concelhias”, referiu Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social." Acresentou também que "a comunidade surda tem uma presença expressiva em Cascais, com um conjunto de atividades e dinâmicas, que tinha este espaço cedido pela Câmara, mas que necessitava de uma intervenção de fundo. A renovada sede será o ponto de encontro da comunidade, interligada com os concelhos vizinhos."

"Estou muito feliz e muito agradecido", disse João Botelho, Presidente da Associação de Surdos da Linha de Cascais. " Ainda estivemos nove anos à espera, mas com esta presidência da Câmara Municipal de Cascais, conseguimos apoio renovado e finalmente requalificar estas instalações", referiu.

Carlos Martins, Vice-Presidente da Associação, mencionou como "é importante para os associados da zona conviverem, não ficarem em casa e estarem juntos." A Associação de Surdos da Linha de Cascais tem atividades "a nível cultural e desportivo, o ensino da língua gestual portuguesa, bilhar, jogos de cartas, dardos, e serve também como local de encontro de informações dos temas que são discutidos em assembleia."

A sede está aberta aos associados e a toda a comunidade.

Morada: Rua Francisco Ribeiro, n.º 57, bloco B, Bairro de Alcoitão

Sobre a Associação de Surdos da Linha de Cascais | É uma das 11 filiadas da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) criada em 20 de dezembro de 1993, cujo papel é representar as associações de surdos perante Organismos Governamentais e/ou Privados junto das quais procura apoio financeiro, jurídico, comunitário e institucional, valorizando e aliciando o Direito do Cidadão Surdo em Portugal. É papel da FPAS salientar e valorizar os Direitos da Pessoa Surda, realizando projetos e trabalhando em vários âmbitos: Educação, Justiça, Emprego e Acessibilidades, contando com a contínua e irrefutável colaboração de diversas entidades, procurando promover a confiança dos Surdos Portugueses na luta por uma Comunidade Surda Visível e Inclusiva.