Autarquia recebe no Salão Nobre alunos da Academia de Psicologia e Teatro

A curiosidade dos jovens da Academia de Psicologia e Teatro manteve-os atentos em mais de uma hora de palestra no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais. Mas os oradores, o presidente da autarquia Carlos Carreiras e o vereador Frederico Pinho de Almeida, não esperaram pela demora. Depois das explicações vieram as perguntas, e todas elas pertinentes.

“O futuro será melhor? Acha que os mais ricos são mais valorizados que os mais pobres?”. Pergunta o João, com 10 anos. A pergunta foi dirigida ao presidente da Câmara, Carlos Carreiras. “A valorização de cada um são os estudos. Ser bom aluno e dar o melhor em tudo o que faz” foi a resposta de Carlos Carreiras, dando o exemplo de Cristiano Ronaldo: “Veio de uma família pobre e hoje é o melhor jogador de futebol do mundo devido ao seu empenho”.

Mas as perguntas saltavam da plateia: “Como é ser presidente? É complicado?”, perguntou  Gaby de 11 anos, sempre de braço levantado. “É uma honra, um privilégio tomar decisões e ter a responsabilidade de gerir a terra onde nasci, onde cresci”, disse Carlos Carreiras.

Ao vereador Frederico Pinho de Almeida, os alunos fizeram perguntas sobre as suas escolas, a destruição de jardins e espaços verdes, os grafitis, a poluição, a habitação para jovens, entre tantos outros assuntos, demonstrando uma preocupação cívica, até precoce, atendendo à idade dos inquiridores. E o vereador lá acalmou as inquietações dos miúdos: “Os jardins e espaços verdes, que têm sido criados ou intervencionados, as obras na área social e as obras nas escolas, que temos vindo a realizar irão permitir melhorar a qualidade de vida de todos que vivem no concelho”, referiu o vereador.

Uma tarde diferente para estes jovens da Academia de Psicologia e Teatro, uma instituição social, sediada no Bairro da Torre, subsidiada pela Câmara Municipal de Cascais, que trabalha essencialmente com crianças e jovens desfavorecidos. O seu objetivo através de várias atividades lúdicas, passando pela arte, música. “Valorizar o que cada uma destas crianças tem de bom e incentivá-las a desenvolver essas capacidades”, são objetivos desta instituição, referiu Margarida Galinha, responsável pela Academia.