Aviso Vermelho devido a forte agitação marítima | Paredão encerrado até dia 4 de manhã

Devido à forte agitação marítima, o Paredão Cascais-Estoril está interdito à circulação. A medida de segurança mantém-se até amanhã de manhã, sendo que a reabertura estará sujeita a avaliação. o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para esta tarde AVISO VERMELHO para a agitação marítima, para o período entre as 12h00 e as 23h59 de hoje, dia 03 de março.
Aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado, hoje dia 03, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se:

Agitação marítima forte
Ondulação de Noroeste, na costa ocidental entre os 7-9m de altura significativa, podendo a altura máxima atingir os 13-14m.

É expectável que o período crítico seja hoje, dia 3 de março, das 12h00 às 23h59 a norte do cabo raso e das 15h00 de dia 3 de março às 9h00 de dia 4 de março a sul do cabo raso.

Vento forte com rajadas
Vento forte de noroeste com rajadas da ordem de 65 km/h no litoral e da ordem de 95 km/h nas terras altas, reduzindo de gradualmente de intensidade para o fim do dia de hoje segunda-feira, nas regiões do norte e do centro.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta para:

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

. Possíveis acidentes na orla costeira;
. Danos em estruturas junto á orla costeira;
. Possíveis fenómenos de galgamento costeiro;
. Possibilidade de quedas de ramos ou árvores;
. Danos em estruturas montadas ou suspensas.

MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional para a Proteção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

. Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
. Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;
. Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras
estruturas suspensas;
. Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.