Bairro da Torre em festa recebe mural de Ana Mesquita (MESQ)

A Arte é também uma forma de inclusão social, sobretudo quando saí das galerias e centros culturais e vai de encontro à população”, palavras de Ana Mesquita (MESQ) que inaugurou este sábado, o seu primeiro mural de grandes dimensões, na empena de um dos edifícios do Bairro da Torre. O património de Arte Urbana do bairro saí, assim, mais enriquecido, a ponto de estarem projetadas visitas guiadas ao percurso de murais que enchem de cor as ruas do bairro.

Pintado ao longo de 20 dias do mês de Outubro de 2017, o mural teve como ponto de partida uma frase de Frida Kahlo “ONDE NÃO POSSAS AMAR NÃO TE DEMORES”. Este é o primeiro trabalho nestas dimensões de Ana Mesquita - que adotou o nome artístico MESQ - e contou com a colaboração assídua de Sofia Pedro Muiños e de Obana Stilum.

A Arte Urbana tem sido um instrumento muito importante de inclusão social no Bairro da Torre e um exemplo de trabalho conjunto entre os moradores. Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Câmara Municipal de Cascais, presente na festa de inauguração, destacou o papel da Associação TAKE.IT, constituída por jovens residentes no bairro, da qual a Câmara de Cascais e a Junta de Freguesia Cascais-Estoril são parceiras: “ É absolutamente extraordinário o trabalho que têm vindo a ser realizado aqui, onde os jovens se têm dedicado a requalificar o próprio bairro, o que tem contribuído para a imagem positiva que o Bairro da Torre tem não só cá dentro como por parte do exterior e com a envolvência de todos, jovens e menos jovens”, referiu o autarca.

“Este mural Ana Mesquita veio trazer ainda mais visibilidade ao bairro”, acrescentou Frederico Pinho de Almeida. A artista quis ainda, no âmbito do envolvimento com a associação TAKE.IT, criar uma ligação do mural com os atributos musicais dos seus habitantes. Para isso contribuiu com a escrita e produção musical de uma canção Rap – Não Te Demores, que une a ideia da feitura do mural à da vivência no bairro. O RAP acabou escrito a oito mãos com os rappers provenientes do bairro e contou com a composição e arranjos do músico João Gil.