BioMarine 2018 em Cascais

Já começou a Biomarine Business Convention, a maior plataforma de empresas ligadas à Economia do Mar.

Entre os dias 2 e 4 de outubro, o Centro de Congressos do Estoril é o maior palco de encontros para a promoção da exploração de recursos marinhos. Aqui pretende-se dar a conhecer o trabalho de muitos representantes da área científica e conectá-los com os representantes da indústria. Esta é a 10.ª edição do congresso que já decorreu na Noruega, Canadá, Estados Unidos, entre outros e agora, pela segunda vez em Portugal, mais precisamente, em Cascais.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e o presidente do BioMarine, Pierre Erwes. Carlos Carreiras salientou no seu discurso de inauguração do certame "a vontade e desejo de voltar o país para o mar, aproveitando cada vez mais e melhor este recurso que está mesmo aqui", adiantando ainda que tem o desejo de “criar a partir de Cascais uma liga de vilas e cidades atlânticas capazes de colocar na agenda política, o Mar."

A Ministra do Mar agradeceu a Carlos Carreiras todo o trabalho que Cascais tem desenvolvido ligado ao mar, para Ana Paula Vitorino “Este congresso é importante de duas maneiras, por um lado porque potencia o investimento e desenvolvimento em Portugal, e por outro lado é o reconhecimento de que nós nos últimos anos temos vindo a assumir uma centralidade a nível mundial. Já para Cascais é extremamente importante porque é também o reconhecimento da atenção que Cascais tem dado às questões ligadas ao mar, desde as atividades náuticas até à literacia oceânica e os programas de formação dos pequeninos e dos jovens.”

Joana Balsemão, Vereadora da Câmara Municipal de Cascais destacou a relevância deste congresso: “É importante para Cascais, para Portugal e para o mundo em geral, porque neste espaço estão congregados pequenos empreendedores e grandes fundos de investimento. Estão reunidos aqui académicos, cientistas, curiosos e entidades institucionais, portanto temos todos os ingredientes para um ambiente altamente fervilhante de novas ideias, todas elas baseadas em criar novos produtos, de forma sustentável, vindos do mar. Isto simboliza e representa tudo o que Cascais defende para a política do Mar, uma política que equilibra a protecção ambiental com a inovação empresarial.”

Dentro do Centro de Congressos do Estoril é possível encontrar a MyBlueCity, uma cidade onde estão expostos vários produtos de origem marinha conforme explica Ana Ferreira, Coordenadora da MyBlueCity no Congresso BioMarine: “A MyBlueCity é uma exposição imersiva, que pretende imitar uma pequena cidade azul, onde cada um dos distritos está dedicado a uma área uma temática como a farmácia ou restaurante, onde cada uma das start ups, projetos e empresas portuguesas estão a demonstrar os seus produtos “azuis” o que permite que os participantes e visitantes experimentem mesmo os produtos, o que permite perceber como seria viver numa cidade onde todos os recursos têm origem no mar.”

Na MyBlueCity estão presentes 47 empresas das quais apenas 4 não são portuguesas. Ana Paula Vitorino experimentou algumas das iguarias expostas na cidade azul: “Experimentei pão com algas o que faz com que o pão tenha um sabor muito bom e que não tenha na sua produção o sal e isso é fantástico para a nossa saúde. Também experimentei ceviche, bolachas feitas de algas (que são extremamente saborosas), pataniscas de bacalhau mas com algas. Existem vários exemplos que se deviam tornar mais conhecidos do grande público e que na restauração podem criar alguns projetos interessantes."

Já ao final da tarde alguns dos convidados do congresso participaram na Cerimónia de Receção do BioMarine que decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Congresso BioMarine vai decorrer no Centro de Congressos do Estoril até quinta-feira dia 4 de Outubro e conta com vários workshops e painéis de discussão voltados para o desenvolvimento sustentável de recursos marinhos. Para os mais curiosos, a MyBlueCity vai estar aberta ao público, com entrada livre nos dias 3 e 4 de outubro. F.M.C.