Bosque Raúl Lino nasce em Vila Nova de Poiares

Alunos do Jardim de Infância e Escola Básica Raúl Lino, de Cascais, juntaram-se aos alunos de três escolas de Vila Nova de Poiares e fizeram nascer, neste município, um novo bosque, replantando 270 sobreiros da Cascais Ambiente.

Trata-se de uma ação de solidariedade idealizada pela EB Raúl Lino, com a Associação de Pais, mas que acabou por envolver toda a comunidade educativa e que contou com a Câmara Municipal de Cascais. Com esta ação pretendeu-se sensibilizar os mais novos para as questões ambientais e solidárias.

Os alunos receberam as árvores provenientes do Banco Genético Vegetal do Parque Natural Sintra-Cascais a 15 de fevereiro e, na altura, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras plantou no pátio da escola dois freixos, lembrando o facto de Cascais ter registado nesse dramático verão, “a menor área ardida de sempre”, muito por força, lembrou, “do trabalho de muita gente na proteção e vigilância da floresta”, mas também pela “maior consciencialização, por parte da população, da necessidade de limpar e cuidar das zonas florestais”. Para essa consciencialização, referiu na altura o autarca, terá contribuído “o crescente número de pessoas a usufruírem do Parque Natural”.

Os 45 alunos da escola de Cascais, mais os alunos das três escolas de Vila Nova de Poiares, tiveram o apoio do vice-presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Coimbra, Artur Santos, o presidente da Associação de Pais da EB Raúl Lino, Gonçalo Leitão, a coordenadora da EB Raúl Lino, Umbelina Duarte.