CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara de Cascais entrega casas a mais de 80 munícipes

A Câmara de Cascais entregou esta terça-feira, 2 de maio, chaves de novas habitações a 24 famílias. Na sessão foram ainda entregues cinco chaves para outras famílias, que já beneficiavam de habitação social, mudarem de casa. Estas habitações localizam-se nas quatro freguesias do concelho e vão beneficiar 83 munícipes.
Era um dos dias mais esperados da vida de Ana Filipa Morgado. Vive com os quatro filhos menores, o mais novo com mês e meio. Ansiosa vai, pela primeira vez, conhecer a casa pronta que lhe foi atribuída pela Câmara de Cascais. Sobe as escadas do prédio, situado na Madorna, com o filho ao colo. “Fiquei contente. É uma nova vida que começa aqui”, diz emocionada Ana Filipa Morgado depois de uma visita à nova casa. O pai de Ana Filipa acompanha-a. “Fico feliz por a minha filha estar bem acomodada. A casa onde vivia não tinha condições”, adianta Luís Morgado. 

Mãe de três filhos menores, Sara Matos, também tem casa nova. Está feliz e não perde tempo para começar uma nova vida com a família dentro de uma habitação totalmente remodelada. Depressa começa a colocar no sítio os utensílios de cozinha.

Sara Matos e Ana Filipa Morgado pertencem a duas das 24 famílias a quem a Câmara de Cascais entregou as chaves de nova habitação, no dia 2 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

“Estou muito feliz”, dizia Sara Brito, 31 anos, que tem casa nova. “É para mim e para o meu filho. Quero dar-lhe tudo o que não teve até agora”. 
 
As habitações entregues estão situadas o mais próximo possível das antigas residências destes munícipes ou dos respetivos locais de trabalho.
 
“Hoje é mais um dia de grande felicidade, acima de tudo para estas 24 famílias, mas também para nós Câmara Municipal de Cascais”, salienta Frederico Pinho de Almeida. “É um momento que concretiza aquilo que também é o nosso trabalho corrente, o de reabilitar todas as casas que estão disponíveis para entregar às famílias, que à luz do regulamento municipal de acesso à habitação social são identificadas como mais necessitadas. Essa é a nossa missão”, explica o vereador com as áreas de Desenvolvimento Social e Habitação.
 
Olena Migulya é ucraniana e vive em Portugal há 15 anos. “Hoje é um dia muito feliz. Agora sei que os portugueses têm um coração muito grande. Muito obrigada. Sei que a casa é muito bonita. Sinto-me muito feliz”, salienta emocionada. 
 
“Este ano já atribuímos mais de 50 casas, tendo beneficiado mais de 150 munícipes. O investimento foi de meio milhão de euros, o que demonstra bem a aposta que a Câmara de Cascais tem feito, no apoio às pessoas mais carenciadas, no que à habitação diz respeito”, conclui o vereador Frederico Pinho de Almeida.  
 
Os munícipes que receberam a chave de nova habitação viviam em quartos, arrecadações ou espaços com carências habitacionais. 
 
As chaves foram entregues pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, pelo vereador Frederico Pinho de Almeida e pelos administradores da Cascais Envolvente, empresa municipal que gere o Parque Municipal de Habitação Social. 
 
Desde a implementação do Programa Municipal de Habitação Social (PMHAS), em 2012, Cascais já realojou 300 famílias em fogos devolutos do parque habitacional do município. No âmbito deste programa, um instrumento do município para a triagem e qualificação da carência de habitação, a autarquia promove, regularmente, o despiste exaustivo das necessidades de alojamento por todo o concelho.
 
O Parque Municipal de Habitação Social é composto por 2340 fogos. O valor médio das rendas pagas pelas famílias é de 68 euros.
 
 
 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0