Está aqui

Campeã do Mundo de Artes Marciais (MMA) inspira jovens em Alcabideche

Cris Cyborg, campeã do mundo de Artes Marciais Mistas (MMA) esteve hoje na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Alcabideche para inspirar com a sua história de vida os muitos jovens que se juntaram para a conhecer e ouvir. Uma iniciativa do Cascais Fight Center, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

“O Desporto começa na atitude”, pode ler-se numa das paredes do ginásio da Escola 2+3 de Alcabideche, onde se desenrolou a palestra motivacional que contou com a presença da atual campeã do mundo de Artes Marciais Mistas (MMA) e com o ex-campeão de Muay Thai, Duda, que está à frente do projeto social e educativo levado a cabo pelo Cascais Fight Center.

“Como é que se pode ser o melhor do mundo?” Foi a pergunta com que Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, iniciou a apresentação desta palestra motivacional, deixando a todos os jovens presentes o convite para aproveitarem “as muitas oportunidades que o concelho de Cascais tem para oferecer aos jovens”.

“O Cascais Fight Center tem um projeto de inclusão social e prevenção de comportamentos de risco nos jovens”, explicou Duda, ele próprio ex-aluno da Escola que viveu e cresceu num bairro social e que superou todas as dificuldades e estigmas através dos desportos de combate. É essa a mensagem que ele agora pretende trazer a estes jovens e por isso convidou uma estrela do desporto - a melhor atleta feminina de todos os tempos de MMA, para contar a sua própria história de superação.

“Gostei muito de vir aqui contar a minha experiência de vida e colocar esperança no coração destes jovens”, referiu Cris Cyborg, ainda rodeada de muitos jovens que lhe pediam autógrafos e selfies.

“Acho que o desporto é uma forma de evitar comportamentos de risco e, por isso, venho inspirar estes jovens para que comecem a treinar que isso ajuda a superar as dificuldades, como aconteceu comigo”, acrescentou a campeã do mundo que ali mesmo deu um testemunho emotivo dos problemas familiares por que passou em jovem e de como o desporto a levou para caminhos que nunca teria pensado serem possíveis.

“É através de momentos como este e através do desporto que se conseguem passar valores e mensagens importantes para os jovens “, afirmou Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

O Cascais Fight Center tem como objetivos promover a atividade desportiva e desportos de combate como veículo para a prevenção de comportamentos de risco entre jovens e adultos nas comunidades em que insere. Pretende promover a consciência social, os valores de entreajuda e de solidariedade, assim como formar e criar mediadores e referências sociais nas comunidades, para a sensibilização dos desportos de combate como promotores de um estilo de vida saudável, de estruturação social e de união comunitária pela inserção no concelho de Cascais. PL

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais