Campeonato Europeu de Padel regressa a Cascais de 13 a 18 de novembro

Áustria, Grã-Bretanha e República Checa serão as grandes adversárias de Portugal no IX Campeonato da Europa de Padel, que arranca na próxima segunda-feira, no Clube de Ténis do Estoril. O sorteio decorreu no Cascais Visitor Center e, segundo a organização, “o primeiro objetivo está cumprido: evitar a seleção espanhola, uma das grandes potências mundiais e a grande candidata ao título”.

“Não há ninguém que mais queira ganhar do que os atletas. Aqui encontram um ambiente que os inspira a dar o seu melhor”, destacou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se aos atletas e concretizando. “Cascais está cá para vos apoiar de forma empenhada e apaixonada”. Honrado pela escolha do concelho de Cascais para a realização do campeonato, Carlos Carreiras acrescentou que “Cascais é uma referência forte na organização de alguns grandes eventos desportivos internacionais”.

"Sendo o Padel uma modalidade em franca expansão, contando, neste momento, com mais de 150 mil praticantes em Portugal, é com grande orgulho que recebemos em Cascais mais um grande evento desportivo, como é o XI Campeonato Europeu de Padel", disse Nuno Piteira Lopes, vereador do Desporto na Câmara Municipal de Cascais. Lembrando que Cascais é "um Município amigo do desporto, como bem demonstram os investimentos que temos vindo a realizar em equipamentos, no associativismo e no apoio a grandes iniciativas", Nuno Piteira Lopes exemplifica: "a nossa recente candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2019, demonstra, de forma inequívoca, que trabalhamos, diariamente, para fazer de Cascais um ginásio ao ar livre, onde todos são convidados a praticar".

Esta é a segunda vez que Portugal recebe o Europeu da modalidade. Em 2009, a seleção masculina alcançou o terceiro lugar no pódio, feito que António Simões de Almeida, Presidente do Clube de Ténis do Estoril, quer ver repetido ou superado. “Estou certo do sucesso de mais uma edição deste evento em Portugal pelo número de inscrições, adeptos que a modalidade tem vindo a atrair mas também pelo entusiasmo do público. Mais do que ser o “host” do evento, desejo que Portugal consiga um lugar no pódio”, disse.

Igualmente “esperançado na prestação dos atletas nacionais”, Ricardo da Silva Oliveira, Presidente da Federação Portuguesa de Paddel, lembra que “a seleção nacional feminina é a atual detentora do título e a equipa masculina reúne todas as condições para conquistar um lugar no pódio. Ricardo da Silva Oliveira, presidente da Federação Portuguesa de Padel, que salienta: “Cascais, além de ser uma belíssima vila, com um charme enorme, tem uma grande tradição no desporto, realiza vários eventos durante todo o ano, e abriu-nos as portas de imediato”.

No concelho existem atualmente 26 campos de Padel distribuídos pelas quatro freguesias (Clube de Ténis do Estoril, Carcavelos Ténis, Quinta dos Lombos Padel e Quinta da Marinha Padel) e a modalidade tem vindo a crescer em número de adeptos, contando neta altura com cerca de 300 praticantes nos diversos clubes.

Calendário de Jogos