Candidatos a carro do ano em exposição em Cascais

Este fim de semana não perca a oportunidade de ver ao vivo na baía de Cascais, os automóveis concorrentes ao Essilor Carro do Ano 2018. Acesso gratuito.

Antes de se conhecerem os finalistas ao título de Essilor Carro do Ano – Troféu Volante de Cristal 2018, os 31 inscritos ao prémio, em representação de 15 construtores, dão-se a conhecer ao público numa exposição que ocupará, entre os dias 02 e 04 de fevereiro, a Baía de Cascais.

A iniciativa, promovida pelo semanário Expresso e pelo canal SIC Notícias, é o grande evento anual de consagração da indústria e do comércio automóvel em Portugal.

Uma oportunidade para o público ficar a conhecer os modelos a concurso em cada uma das seis classes que integram esta edição: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo, SUV/ Crossovers e ecológico.

O júri que irá escolher o Carro do Ano 2018 é composto por 18 jornalistas especializados, que representam a imprensa escrita, os meios digitais, a rádio e os três canais de televisão portugueses.

Em paralelo com o evento, a Associação de Prevenção Rodoviária Portuguesa, em parceria com a Essilor, está presente no evento para encetar um estudo sobre os hábitos dos condutores portugueses. Este é o primeiro estudo deste tipo a ser feito em Portugal, e após o primeiro teste piloto em Cascais, será realizado a nível nacional durante o primeiro semestre de 2018.

Alain Areal, diretor-geral da PRP, realça que "a visão dos condutores pode degradar-se com o passar do tempo, ao ponto de ficar abaixo dos mínimos legalmente exigidos e colocar em causa a segurança rodoviária".

Durante o evento - aberto ao público em geral -  todos são convidados a realizar um rastreio visual, totalmente gratuito. Existirão também surpresas para os mais pequenos e ações de sensibilização para os efeitos nocivos do álcool e da fadiga na condução.

No local existem também um simulador de álcool e outro de embate, onde os condutores poderão testar os efeitos de diferentes graus de alcoolémia e o embate consoante o peso e a velocidade. Os resultados farão parte do estudo que a PRP está a desenvolver em todo o país. PL

Essilor Carro do Ano 2018

Cascais, em frente ao Hotel Baía