CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Capital Europeia da Juventude 2018: Arranque oficial com chave de ouro

“Este foi um grande, grande momento, o que significa que vai ser um ano inesquecível em Cascais e em Portugal”. Foi assim que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se referiu à cerimónia que abriu, oficialmente, Cascais Capital Europeia da Juventude 2018.

“Cascais já é uma grande Capital Europeia da Juventude”, referiu também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo ao afirmar que “Cascais é um exemplo de boas práticas nas políticas de juventude, da participação e cidadania que envolvem cada vez mais o cidadão na gestão da coisa pública”. O governante acrescentou que “Cascais em 2018 vai ajudar a solidificar a imagem que Portugal tem de ser um país amigo da Juventude”, garantindo o apoio do Governo nas diferentes atividades que se irão realizar no âmbito da Capital Europeia da Juventude.

João Paulo Rebelo exemplificou a parceria entre a Secretaria de Estado e Cascais com eventos como a Organização Ibero-Americana para a Juventude e uma Academia de Desenvolvimento Juvenil que irá ser realizada em Cascais.  

“ Só posso estar hoje muito satisfeito e com muito orgulho nos projetos que temos vindo a desenvolver com os jovens e que fazem de Cascais uma grande Capital Europeia da Juventude”, afirmou o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, reforçando a promessa de um ano de 2018 sempre em crescendo para os jovens de Cascais e toda a juventude europeia.

Centenas de jovens assistiram, assim, ao arranque oficial da Capital da Juventude 2018, no Centro de Congresso do Estoril, vibrando com a atuação dos HMB e com a presença de Lourenço Ortigão, embaixadores da Cascais 2018 - Capital Europeia da Juventude. Também a Orquestra Sinfónica Juvenil e Coro do Conservatório de Música de Cascais participaram na grande festa, com o Hino da Alegria e outras interpretações musicais.  

Dando a voz aos jovens presentes na cerimónia, sobre o que esperam de Cascais 2018, Leonor Antunes afirmou que gostava que “Cascais continuasse a influenciar o mundo”. Joana Almeida espera que Cascais continue “perfeito como já é”, sublinhando as muitas atividades que existem para os jovens ao longo de todo o ano. João Canas espera que Cascais seja “cada vez mais um sítio de referência para os jovens, nacional e internacionalmente” e que uma boa Capital da Juventude é “ uma Capital segura, com diversão e cheia de jovens”. Catarina Gonçalves espera que em 2018 haja “mais inovação e mais projetos na área social e educação para os jovens”. Já para Sofia Rodrigues uma boa Capital da Juventude é “um espaço de troca de partilhas enriquecedoras que sejam o espelho daquilo que deve ser a Europa e o Mundo em termos de valores e princípios, com aceitação da diversidade.”

Desvendando um pouco do que irá ser Cascais 2018, Catarina Marques Vieira, Comissária da Capital Europeia da Juventude garantiu que 2018 “vai ser acima de tudo uma oportunidade e o palco de todas as atividades dos jovens para os jovens no sentido de viver Cascais.”

Acompanhe toda a informção e programação em http://cascais2018.eu

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0