Carlos Carreiras inaugurou Ciclovia de Carcavelos

No âmbito do 1º aniversário do mandato do executivo camarário, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, inaugurou a ciclovia de Carcavelos, que liga a estação da CP à NOVA SBE.

“A mobilidade é o maior desafio que as urbes têm nos dias de hoje”, disse na inauguração da nova Ciclovia de Carcavelos, sublinhando: “Identificámos o problema com antecedência e começámos a encontrar soluções. De alguma forma, fomos inspiradores e instigadores para se aumentar a mobilidade, não só em Cascais, mas também nos concelhos vizinhos”.

O autarca revelou que o município de Oeiras anunciou que também vai proceder à ligação por ciclovia à universidade reforçando assim esta interligação que melhora a mobilidade em toda a zona.

Carlos Carreiras chamou à atenção para a importância do lançamento do concurso público internacional para o transporto rodoviário no concelho que também hoje terá lugar na SBE.

“Quando falamos de mobilidade temos de falar de todas as ofertas que hoje são possíveis de desenvolver. Esta é uma delas. É já bastante frequentada, porque mesmo antes de estar pronta já os moradores a usavam”, disse.

O presidente da CMC disse que são necessárias alterações de comportamento que demoram tempo, “mas em que temos de insistir, persistir, ter alguma dose de teimosia, porque depois sabemos que é maior o fluxo de pessoas que aderem como já acontece com o Mobi Cascais, que tem vindo a ter taxas de crescimento muito apreciáveis, muito acima daquelas que eram estimadas no início do projeto”.

“Isto é um processo que não está pronto de um dia para o outro, vai-se desenvolvendo e estou certo que nunca estará pronto algum dia”, afirmou, acrescentando: “Por isso, temos o privilégio de ter estado neste momento que vai influenciar certamente e mudar comportamentos no futuro, de forma cada vez mais consistente”.

“Estamos a comemorar um ano de mandato e estamos a assinalá-lo a visitar um conjunto de obras que ficaram concluídas este ano e outras que estão em andamento”, destacou.

Por fim declarou que a intenção da CMC para esta zona do concelho (Parede, Carcavelos, São Domingos de Rana), é que o ritmo de desenvolvimento não abrande. “Só assim conseguimos combater as famosas assimetrias e estas só se combatem com investimento porque não há outra forma de o fazer”, explicou.

Carlos Carreiras sublinhou que o objetivo é “criar mais oportunidades para todos os cidadãos e democratizar essas mesmas oportunidades”.

Referindo-se ao atual mandato do seu Executivo considerou: “o incentivo é que continuemos a pedalar por mais três anos porque há muita coisa para fazer e desenvolver, e de certeza que daqui a três anos estaremos melhores do que hoje, da mesma maneira que hoje estamos melhores do que há três anos, quando tomámos posse”. F.C./S.R.S.