Carlos Carreiras recebeu Mayor canadiano

"Economia azul" aproxima Cascais da cidade canadiana de Rimouski.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, recebeu na terça-feira, dia 2 de outubro, o seu homólogo da cidade canadiana de Rimouski, Marc Parent, que visita Cascais no âmbito da "Biomarine Business Convention 2018".

Esta cidade do Quebeque tem muitos pontos em comum com Cascais. Trata-se de um centro urbano ribeirinho, com apenas 50 mil habitantes que gozam de uma excecional qualidade de vida. Verdadeiro hub de negócios e serviços, instituições educativas, Rimouski é sede de inúmeras grandes empresas, muitas delas ligadas à economia do mar.

A especialização em inovação aplicada e transportes marítimos fizeram do porto de Rimouski um importante centro de desenvolvimento das tecnologias marítimas.

Uma das vertentes mais importantes da cidade assenta na chamada economia azul. O Mayor Marc Parent explica: “Não construímos navios, mas construímos conhecimento necessário a todas as atividades marítimas tradicionais”.

Ora, Cascais acolhe desde segunda-feira a Biomarine Business Convention, a maior plataforma de empresas ligadas à Economia do Mar.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e o presidente do BioMarine, Pierre Erwes.

Carlos Carreiras salientou no seu discurso de inauguração do certame "a vontade e desejo de voltar o país para o mar, aproveitando cada vez mais e melhor este recurso que está mesmo aqui", adiantando ainda que tem o desejo de “criar a partir de Cascais uma liga de vilas e cidades atlânticas capazes de colocar na agenda política, o Mar." S.R.S.