Casa das Histórias Paula Rego inaugura Oficina de Gravura | 26 de janeiro |18h00

No dia de aniversário de Paula Rego, 26 de janeiro, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, inaugura um espaço que permite aos participantes experimentarem as técnicas de gravura utilizadas pela artista.

A Oficina de Gravura: “Agora vamos começar” é uma sala de trabalho e de criação para jovens a partir dos 16 anos e adultos, com ou sem experiência, dirigida ao público em geral, escolas, instituições, artistas e curiosos.

De componente prática, as atividades permitem uma relação visual e física com as gravuras em exposição, demonstrando as múltiplas valências desta forma de arte explorada por Paula Rego e por outros autores que serão convidados a participar numa programação diversificada.

“Penso que as gravuras desempenham um papel importante no desenvolvimento da Paula como artista. Mantiveram um público mais jovem interessado no seu trabalho e fizeram com que as imagens estivessem mais amplamente acessíveis”, revela Paul Coldwell, que colabora, na gravura, com Paula Rego há mais de 30 anos.

O desenho de linha da água-forte marca o lugar das personagens. “É uma peça à espera de acontecer”, mas é com o desenho de luz da água-tinta que tudo começa para Paula Rego. “É neste momento que a Paula lambe os lábios e diz ‘agora vamos começar, a pintura começa com a água-tinta’”, adianta Paul Paul Coldwell.

A Oficina de Gravura: “Agora vamos começar” vem demonstrar a aposta da Casa das Histórias Paula Rego - equipamento municipal sob tutela da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Dom I - na formação, na criação e em residências artísticas, como é o caso da já agendada para o período de férias letivas da Páscoa, para participantes dos 13 aos 17 anos. Um dos objetivos deste espaço, que está de portas abertas de janeiro a abril 2018, é também a sinergia com outras entidades promotoras da prática de gravura.

A iniciativa decorre no âmbito do “Envolve-te”, Programa Cultural e Educativo do Bairro dos Museus de Cascais. É objetivo da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Dom Luís I, no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais, promover a interação com diversas comunidades – escolares e institucionais, entre outras – promovendo o enriquecimento de todos, construindo e proporcionando espaços de fruição, aprendizagem e produção criativa. Surge igualmente da intenção de tornar visível a dimensão cultural do espaço educativo e a dimensão educativa do espaço cultural. Em contexto de Museu ou através dos Espaços Verdes do Bairro, o programa “Envolve-te” promove o encontro e o diálogo entre públicos e mediadores culturais. Procura envolver e transformar questões no âmbito da educação, cultura, arte contemporânea, património, paisagem/ambiente e ciência/investigação.

Consulte aqui o Programa