Está aqui
Casa Henrique Sommer | Arquivo Histórico Municipal de Cascais | Centro de História Local | Apresentação do projeto de reabilitação | 8 de junho | 21h30

Apresentação Junto à Casa Henrique Sommer
Vencidas muitas vicissitudes, que atrasaram vários anos o início previsto da requalificação deste Imóvel de Interesse Municipal, peça ímpar da arquitetura de veraneio do final do século XIX, em avançado estado de degradação, a Casa Henrique Sommer vai, finalmente, entrar em obras. O visto emitido no final de maio pelo Tribunal de Contas dá luz verde à Câmara Municipal de Cascais para iniciar os trabalhos que devem arrancar logo que possível para durar cerca 315 dias e permitir criar o Centro de História Local onde será instalado o Arquivo Histórico Municipal de Cascais.
Da autoria da arquiteta Paula Santos, o futuro Centro de História Local | Arquivo Histórico de Cascais representa um investimento municipal global de 1,5 milhões de euros e enquadra-se atualmente numa estratégia mais alargada de cativação de novos públicos, sob o mote da História Local.
Além de recuperar para uso público um edifício de estilo neoclássico fundamental para a compreensão da história da arquitetura de veraneio da vila de Cascais, a Câmara Municipal de Cascais apresenta também este mês um mapa e marcadores no solo que ajuda a divulgar este e outros exemplares de Arquitetura de Veraneio dispersos pela vila de Cascais.
Alguns destes imóveis e outros locais de interesse para a memória da vila de Cascais serão dados a conhecer através de uma visita a pé com partida às 18h30 do Praça 5 de Outubro e duração de cerca de 45 minutos.
O projeto Arquivo Histórico Municipal de Cascais | Centro de História Local será apresentado às 21h30, junto à Casa Henrique Sommer. De forma sucinta, serão dadas a conhecer as três áreas distintas em que o mesmo irá funcionar: uma zona pública e de administração, que funcionará na Casa Sommer, constituída por três pisos e cave; uma zona reservada ao trabalho técnico, instalada no edifício das antigas cocheiras; e uma zona destinada ao depósito, a construir subterraneamente entre estes edifícios.
Além de vir proporcionar condições privilegiadas para a preservação, tratamento e difusão da valiosa documentação conservada, numa relação de proximidade com outros equipamentos de interesse cultural, turístico e de lazer, a adaptação da Casa Sommer permitirá ainda a criação de um ativo Centro de História Local, que desenvolverá um projeto aberto à investigação e à comunidade, com forte dinâmica ao nível da difusão de informação de interesse para a história do município.
De referir que a constituição do Centro de História Local reforçará o serviço prestado à comunidade pelo Arquivo Histórico Municipal, que, para além da produção de edições e exposições sobre a história do concelho, tem vindo a disponibilizar serviços e instrumentos de pesquisa de reconhecida qualidade, como o Arquivo Histórico Digital de Cascais, o Guia Digital do Arquivo Histórico Municipal, a Georreferenciação Documental e, desde 7 de junho, o Crowdsourcing, através da iniciativa “Partilhar memórias é fazer história”.
Novas valências, serviços e iniciativas do Centro de História Local de Cascais
• Website – História de Cascais
• Biblioteca de História Local e do Municipalismo
• Serviço Educativo
• Área de Formação
• Edições físicas e digitais
• Exposições, encontros e conferências