Cascais abre época balnear de forma criativa e original

No ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude o momento foi assinalado com uma coreografia realizada por cerca de 220 jovens formando um logótipo humano com a “marca” Cascais. O areal da praia de Carcavelos, encheu-se de jovens, música, cor e boa disposição.

A abertura foi hoje oficialmente assinalada na Praia de Carcavelos, com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, da vereadora Joana Balsemão e do comandante da Capitania, capitão Rui Pereira Terra.
Cascais abriu a sua época balnear, este ano, pela primeira vez, estendendo esse período alargado de 1 de maio a 15 de outubro a todas as praias, à exceção das praias de Bafureira e Abano, que mantêm a sua época balnear de 1 de junho a 30 de setembro.

“Cascais volta a iniciar a época balnear no dia 1 de maio. Somos o concelho que maior período tem de época balnear”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Os nossos principais objetivos são a “qualidade e a segurança das nossas praias” acrescentou o autarca.
Este ano “temos muitas entidades envolvidas, muitos jovens, são cerca de 850 voluntários nas praias de Cascais. Existe um esforço feito pela comunidade, quer seja oficial, quer seja por parte dos cidadãos. E hoje também com o Orçamento Participativo, atravês do qual foi disponiblizado para a a autoridade marítima mais meios para poderem salvaguardar a nossa segurança”, referiu.
Carlos Carreiras deixou um apelo à cidadania de todos” este ano vamos combater o plástico, tirar o plástico das nossas praias, e salvaguardar a  segurança de todos os utentes das nossas praias. Uma vez que a qualidade e a segurança não existirão se o cidadão não estiver motivado e ativo”.

Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, salientou dois aspetos durante a cerimónia de abertura: “o plástico que é o flagelo que afeta o nosso mar, gostava de contar convosco para reduzir o lixo no mar: reduzir, reutilizar e reciclar. E a cidadania hoje aqui demonstrada mais uma vez, no âmbito do OP, com os veículos de resgate que vão estar à disposição de todos os que frequentam as nossas praias”.
Durante a cerimónia foram entregues à capitania do Porto de Cascais uma viatura Hilux e uma mota de água, para reforço da segurança nas praias de Cascais. Uma proposta do Orçamento Participativo de 2015, apresentada por Paula Vilafanha. A proposta foi aprovada, tendo sido negociada a atribuição destes meios à Autoridade Marítima Nacional, servindo assim todo o concelho de Cascais.

A autarquia recuperou as rampas de acesso à praia de Carcavelos e já iniciou a construção das rampas de acesso à Piscina Oceânica do Tamariz, proporcionando, quer num caso quer no outro, o acesso fácil a pessoas com mobilidade reduzida. A CMC vai proceder a todas as reparações necessárias face aos estragos provocados pelas intempérides sentidas neste inverno, com auxílio de uma verba proveniente do Fundo Ambiental no valor de 175 mil euros.
E, como não só de praia se trata, arranca também todo um programa de animação, cultural e de sensibilização ambiental associados a este período. A partir de hoje  por exemplo, poderá visitar a exposição temporária, “Mar de Cascais: dois patrimónios, cultural e natural”, dedicada ao património cultural subaquático, e que estará patente entre a piscina Alberto Romano e praia das Moitas.
Num ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, algumas dessas atividades também se destinam à sensibilização dos jovens em matérias tão diversas como a ciência e a saúde.
Durante as manhãs dos meses de junho e julho, por exemplo, vão desenrolar-se atividades de sensibilização no areal para o público infantil, sobre alimentação saudável, promoção da leitura, astronomia, sismos e poluição marinha e não vão faltar espetáculos de música ao vivo (Sunsets).

As artes voltam a invadir o Paredão de Cascais, de Maio a Setembro deste ano. Na Praia da Poça, no Estoril, estará de regresso o chamado “Paredão d’Artes” uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que reúne artistas do concelho e instituições de solidariedade social para mostrar e desenvolver obras de cerâmica, cartonagem, pintura e outras disciplinas. Os artistas irão trabalhar em ateliês ao vivo e o público será chamado a participar.

De regresso estará também a Noite das Estrelas, uma iniciativa de sensibilização ambiental que decorre entre as 22h00 e as 2h00, período durante o qual as luzes da Praia da Azarujinha são apagadas como uma forma simbólica de alertar a população para os efeitos nocivos da poluição luminosa. Esta ação de sensibilização ambiental é complementada com uma observação do céu noturno com recurso a telescópios, numa iniciativa que conta com a colaboração do NUCLIO que realizará palestras.
A qualidade das águas balneares das quinze praias é apanágio da costa cascalense e, refira-se a propósito que, por ano, são realizadas cerca de 630 análises à qualidade das águas entre abril e outubro, e são gastos cerca de 1 milhão de euros na limpeza e manutenção das praias.

Segundo resultados de 2017, 13 destas praias apresentaram qualidade excelente e duas, a da Rainha e a da Duquesa, com qualidade boa. Esta qualidade resulta do facto de a autarquia proceder a análises semanais de controlo de qualidade das águas balneares, controlo esse que soma às análises mensais efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Paralelamente e, ao longo do ano, é feito o controlo e monitorização das ribeiras e sistemas de drenagem pluvial num trabalho de parceria entre autarquia, Proteção Civil, ADTA, Aguas de Cascais e APA.
No plano da segurança a autarquia suporta 50% das despesas e, este ano, esperam-se 56 Nadadores Salvadores para as áreas concessionadas dos quais 23 são suportados pela autarquia. A Câmara Municipal de Cascais procedeu ainda à contratação de cinco Nadadores Salvadores para as praias não concessionadas. HC/AQ