Cascais alerta: “Na Páscoa quem paga é o mexilhão”

Para prevenir excessos, a Câmara Municipal de Cascais realiza, dia 14 de abril (sexta-feira santa), entre as 9h00 e as 13h00, nos locais habituais da apanha de bivalves, a campanha de sensibilização e fiscalização “Na Páscoa quem paga é o mexilhão!”

Várias equipas da Cascais Ambiente, Polícia Marítima e Polícia Municipal vão estar nos principais locais de apanha para informar e fiscalizar o cumprimento das normas legais. São eles: Área Marinha Protegida das Avencas (AMP das Avencas), Praia da Poça/Tamariz, Mexilhoeiro, Cabo Raso e Abano.

Como indica a lei e relembra a Câmara de Cascais, a apanha lúdica de mexilhão permite que cada pessoa recolha até um máximo de 3 kg, sendo apenas autorizada a apanha de espécimes com um tamanho mínimo de 5 cm de comprimento. O limite de captura para o perceve é de 2 Kg no total, com 20 mm de tamanho.

Porém, sempre que se verifica a apanha descontrolada de moluscos tais como mexilhão, lapas e perceves – o impacto ambiental é muito elevado, sendo precisos vários anos para o repovoamento das zonas afetadas, desequilibrando a cadeia alimentar de alguns organismos marinhos.

Na recentemente criada AMP das Avencas é agora interdita a apanha, lúdica e profissional, de quaisquer exemplares de fauna e flora desde a praia da Parede até à praia de S. Pedro do Estoril.

Esta campanha visa alertar e informar a população para os efeitos negativos da apanha desenfreada de espécies no equilíbrio dos ecossistemas marinhos protegendo assim o ambiente marinho de Cascais.