Cascais Ambiente assume recolha de resíduos urbanos em todas as freguesias

A Cascais Ambiente assume, a partir desta semana, a recolha de resíduos sólidos urbanos de todo o concelho.

Nos últimos oito anos, a recolha de resíduos indiferenciados esteve concessionada à empresa privada Recolte na União das Freguesias de Cascais e Estoril, e Alcabideche. Inicia-se assim um novo ciclo na recolha de resíduos do concelho, com o serviço a ser garantido pela Cascais Ambiente em todas as freguesias.

A decisão da Cascais Ambiente surgiu na sequência de um estudo que teve em conta o investimento necessário e os retornos previstos ao nível económico e ambiental, resultante das sinergias, com sucesso reconhecido, da operação baseada na plataforma de Smart Waste Management de Cascais.

A decisão estratégica da Cascais Ambiente irá permitir fornecer um serviço melhor e mais eficiente e consequentemente aumentar a satisfação dos cascalenses e a qualidade ambiental do concelho, rumo à sustentabilidade.

Para assegurar a recolha dos resíduos nestas duas freguesias, a Cascais Ambiente contratou 50 novos colaboradores que transitaram da empresa privada de gestão de resíduos, a quem estava concessionada a recolha na zona. Entre os novos colaboradores, que passarão para os quadros da empresa, contam-se 16 motoristas e 34 cantoneiros, que deverão assegurar a recolha de cerca de 150 toneladas por dia de resíduos indiferenciados. Para responder a este novo desafio, a Cascais Ambiente reforçou ainda a sua frota com 8 novos camiões, munidos com sistema de deteção de contentores por RFID, lavagem integrada de contentores, computador de bordo com ligação à plataforma de gestão de informação, e betoneiras para registo de abandonados na via pública.

“Estamos motivados como sempre e preparados como nunca para podermos dar mais este passo no crescimento da Cascais Ambiente, aproveitando para agradecer à Recolte - operador que cessa agora o contrato - e a todos os seus colaboradores  todo o trabalho efetuado nestes últimos 8 anos. Estamos certos de que esta é uma aposta ganha!”, afirma Luís Almeida Capão, administrador da Cascais Ambiente.

A Cascais Ambiente é a empresa da Câmara Municipal de Cascais responsável pela recolha e gestão dos resíduos urbanos (indiferenciados e recicláveis) do concelho, além de assegurar a gestão dos espaços públicos verdes urbanos, dos espaços de jogo e recreio, bem como de toda a estrutura ecológica do concelho, com atividades de preservação, qualificação e valorização do ambiente – desde a educação ambiental e ao conhecimento – em zonas costeiras e terrestres.

Atualmente com 650 trabalhadores e um orçamento na ordem dos 20 milhões de euros, a Cascais Ambiente posiciona-se como uma das mais relevantes empresas de gestão de resíduos em baixa do país.