Cascais apresenta projeto “Nós Propomos”

Dez escolas secundárias põem alunos a intervir no Ordenamento do Território.

O projeto “Nós propomos” foi apresentado, esta segunda-feira, em Cascais. Uma dezena de estabelecimentos de ensino do concelho, que integram a disciplina de Geografia no 12.º ano, aderiram ao projeto com dimensão nacional para formar jovens e prepará-los para o exercício de uma cidadania responsável, fazendo com que estes apresentem projetos de investigação e propostas de intervenção local, no âmbito do Ordenamento do Território.

“Há aqui um desafio não só porque os estudantes imaginam a proposta como a implementam no território”, refere Filipa Roseta, vereadora CMC, sobre o projeto que resulta da parceria entre a Câmara, as escolas e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), acrescentando que é importante aproximar o poder local das comunidades.

Está agendado para 3 de abril de 2019 o concurso municipal que escolhe os melhores projetos do concelho, numa iniciativa que só culmina com o Seminário Nacional, no IGOT, a 29 de abril. O grupo de trabalho do projeto vencedor a nível nacional ganha a inscrição para o programa “Verão na ULisboa”, uma semana cheia de atividades.

“Este é um projeto fundamental para sensibilizar os estudantes para os problemas locais e os responsabilizar também na procura de soluções em colaboração com as instituições locais. Cascais tem a situação particular de se comprometer a implementar alguns dos projetos propostos pelos estudantes”, termina Maria Lucinda Fonseca, Presidente do IGOT.