Cascais apresenta rede Local “Educar Melhor em Cascais”

No âmbito das iniciativas que integram o programa da Semana da Educação em Cascais, hoje, 21 de novembro, às 15h30, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego, a Câmara Municipal de Cascais e uma equipa de profissionais de Educação pré-escolar do concelho lançam a plataforma “Educar Melhor em Cascais”. A iniciativa visa promover o trabalho em rede entre todos os equipamentos educativos do Pré-escolar público e solidário do Concelho de Cascais.

A ideia de criar esta plataforma partiu de um desafio lançado à autarquia por uma equipa de dirigentes e educadores de instituições do concelho que se uniram com o propósito de criar uma comunidade de partilha e cooperação no sentido de impulsionar práticas educativas inovadoras.

A plataforma “Educar Melhor em Cascais” vai possibilitar a rentabilização de recursos através da partilha de projetos e de formação, bem como proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional dos agentes educativos que integram este grupo de trabalho. A metodologia utilizada vai ao encontro da plataforma já existente “Crescer Melhor em Cascais” – qualificação de creches, que reúne 14 entidades não lucrativas gestoras de 27 equipamentos do concelho.

O grupo de trabalho que integra esta plataforma cumprirá uma agenda com plenários sequenciais e grupos de trabalho temáticos. Contará com parcerias tais como Centro de Formação de Escolas de Cascais, CPCJ, Instituto de Apoio à Criança, Entidades parceiras gestoras de Ludotecas, Espaços Lúdicos, entre outros. O seu lançamento agendou-se para dia 21 de Novembro, considerando a Comemoração, a 20 de Novembro, da Adotação da Convenção dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas (20 Novembro de 1989).

Em Cascais existem cerca de 31 jardim-de-infância da rede pública e 21 instituições solidárias, para além de toda a rede privada, também convidada a participar.

Oitenta jovens dos cursos profissionais de apoio à infância e animação sociocultural de escolas públicas e profissionais do concelho estarão presentes na apresentação da iniciativa.

AUDITÓRIO MARIA BARROSO | CH PAULA REGO

15h30 - 1º PLENÁRIO | ABERTURA