Cascais assegura pagamento do passe a alunos inscritos no Ensino Secundário a partir de setembro

“A educação é o grande setor no âmbito da descentralização. Cascais é um dos 23 municípios que avançou com a questão da descentralização da educação”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na reunião do Conselho de Educação, realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais.

“A partir de setembro, a Câmara assegura o pagamento integral do passe a todos os alunos que se encontrem inscritos no ensino secundário, quando a lei apenas estipula que o passe seja comparticipado em 50%”, revelou Frederico Pinho de Almeida, vereador da educação e ação social, da Câmara Municipal de Cascais.

Para além disso, e apesar de não fazer parte da agenda deste conselho, “demos uma boa notícia aos agrupamentos de escolas do concelho. A partir de setembro serão colocados onze novos psicólogos, em cada um dos onze agrupamentos de Cascais”, salientou.

“Porque acima de tudo queremos que o ensino e as escolas em Cascais, sejam de referência. Onde os alunos, os professores, os assistentes operacionais e todos os profissionais que estão no espaço escola tenham todas as condições para desempenhar condignamente, aquela que é a sua missão, e que os alunos possam ter aquilo que todos desejamos que é o sucesso escolar”, acrescentou Frederico Pinho de Almeida.

No Conselho Municipal de Educação tomaram posse os novos membros para o ano letivo de 2018/2019 e foi aprovado o Plano de Ação Social Escolar e o Plano de Transportes Escolares. Foi ainda aprovado o normativo "Crescer a Tempo Inteiro", programa que engloba normas de implementação e funcionamento das respostas socioeducativas-atividades de animação e apoio à família para o pré-escolar e a componente de apoio à família para o 1º ciclo e ludobibliotecas nos estabelecimentos de educação da rede pública do concelho de Cascais.

Nesta reunião, Miguel Arrobas, diretor municipal da Câmara Municipal de Cascais fez um ponto de situação sobre o XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que terá lugar no Centro de Congressos do Estoril de 13 a 16 de Novembro, sob o tema “Cidade Pertença das Pessoas”.

“Vamos sair dos moldes tradicionais e incluir um congresso internacional de jovens que irão debater os mesmos temas. Pretende-se dar voz aos jovens, ouvir os jovens. Ainda mais quando estamos inseridos em plena Capital Europeia da Juventude”, referiu Miguel Arrobas. O conceito de cidade educadora “não se restringe apenas à educação formal, é mais do que isso. Vamos debater temas como a sustentabilidade, o ambiente, a cultura, a cidadania, a participação e a ação social para além da educação”, salientou.  AQ