Cascais assina Protocolo Emprego Saudável

Com o objetivo de promover ações de formação no âmbito da saúde mental dos desempregados do concelho, o município de Cascais assinou o Protocolo Emprego Saudável. A cerimónia decorreu no Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, no Jardim Botânico de Lisboa.

"Cascais está na linha da frente porque respeita as preocupações da Saúde, em particular da Saúde Mental", realçou o Diretor-Geral da Saúde. “Temos tido colaboração com Cascais em várias áreas, nomeadamente através da Unidade de Saúde Pública, dos centros de saúde e é preciso continuar”, acrescentou Francisco George.

O documento foi assinado, no Dia Mundial da Saúde Mental, entre a Direção-Geral da Saúde, a Câmara Municipal de Cascais e a Faculdade de Medicina de Lisboa, promotora do “Projeto Emprego Saudável”.

“Cascais é o município que mais tem trabalhado, que mais projetos tem implementado e que mais trabalho tem desenvolvido nesta matéria”, adiantou Frederico Pinho de Almeida. O vereador da Câmara de Cascais explicou ainda que o objetivo do referido protocolo “é fazer a prevenção diretamente junto da população. A câmara municipal em parceria com todas as instituições que atuam nesta área, com a Direção-Geral da saúde e com o ACES de Cascais continuará a implementar projetos, a definir estratégias de forma a promover a saúde no sentido positivo junto de todos os munícipes tentando evitar que existam cada vez mais situações associadas à saúde mental”.

A nível nacional, regista-se um aumento do consumo de medicamentos antidepressivos e uma diminuição na toma de fármacos ansiolíticos, mantendo-se o consumo de medicamentos relacionados com a psicose (esquizofrenia). Os dados foram apresentados pelo Diretor-geral da Saúde, Francisco George.