Cascais assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Sensibilizar a população para os direitos das pessoas com deficiência e sob o lema “Direito a ser Diferente”, a Câmara Municipal de Cascais e a Comissão Para a Pessoa com Deficiência assinalam no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com uma arruada pelo centro da Vila, com partida marcada às 10h30 do Largo da Estação da CP.

A iniciativa vai contar com a participação de utentes de instituições concelhias da área da deficiência/ incapacidades e doença mental e de alunos da Escola de Alvide e da Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Com partida do Largo da Estação, os participantes irão descer a Rua Frederico Arouca tocando tambores e transportando cartazes com frases alusivas à inclusão. A arruada culminará na Praça 5 de Outubro onde todos serão convidados a dançar ao som de música, orientados por uma professora.

Sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência| Comemora-se a 3 dezembro, desde 1998, ano em que a ONU avançou com a Convenção dos Direitos. A data pretende motivar para uma maior compreensão dos problemas relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

“Direito a Ser Diferente”

Programa |

10h30- Arruada

Início no Largo da Estação da CP, descendo a Rua Frederico Arouca, com concentração na Praça 5 de Outubro.

11h00 - Danças na Baía

Grupos de pessoas com deficiência utentes das instituições do Concelho e alunos da Escola Superior de Saúde e da Escola Secundária de Alvide.

11h30 - Intervenções

Presidente da Comissão Para a Pessoa Com Deficiência (CPD) - Maria de Lurdes Vieira

Vereador da Saúde - Frederico Pinho de Almeida

Presidente da Câmara Municipal de Cascais- Carlos Carreiras (a confirmar)