CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais associa-se ao 100º aniversário das relações diplomáticas luso-romenas

Cascais participa nos eventos comemorativos do 100º aniversário das relações diplomáticas luso-romenas. (Na imagem Ioana Bivolaru, embaixadora da Roménia em Portugal).
Nesse sentido, a vila acolhe a exposição temporária da obra “Midle Way”, do artista romeno Bogdan Rața, constituída por uma escultura monumental que é parte integrante do projeto Monumentos em Movimento e que será colocada junto à Baía.

A inauguração do projeto está marcada para o próximo dia 17 em frente ao edifício da Câmara de Cascais.

A Roménia foi o primeiro país da Europa de Leste a reatar relações com Portugal após o 25 de abril de 1974. Para assinalar a efeméride, a embaixada da Roménia evoca o maior poeta e filósofo romeno do século XX, Lucian Blaga, enviado extraordinário e ministro plenipotenciário da Roménia em Portugal.

Além de diplomata, foi professor, romancista e académico. Foi no Estoril (a sede da missão diplomática romena, entre 1938-1939), que Lucian Blaga encontrou inspiração para muitos dos seus poemas e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, com o apoio do Hotel Palácio, que cedeu o terreno, inaugurou junto às Arcadas do Estoril um busto seu.

No âmbito dos eventos comemorativos a realizar ao longo do ano de 2017 para marcar os 100 anos de relações diplomáticas romeno-portuguesas, a Embaixada da Roménia em Portugal e o Instituto Cultural Romeno de Lisboa organizaram em Janeiro uma maratona de leitura da literatura romena. O exercício literário-interpretativo proposto destinou-se aos amantes da literatura romena, que tiveram a possibilidade de escolher os textos que queriam ler, excertos em romeno ou traduções em português de segmentos de obras representativas da literatura romena.

Foram passados em revista nomes de grandes escritores romenos clássicos, modernos ou contemporâneos (Mihai Eminescu, Lucian Blaga, Mircea Eliade, Ion Creangă, Ionel Teodoreanu, Urmuz, Păstorel Teodoreanu, Marin Sorescu, Ana Blandiana, Mircea Cărtărescu, Varujan Vosganian, Gabriela Adameșteanu, Mircea Dinescu), textos graves ou alegres, líricos ou irónicos, reflexivos ou descriptivos, excertos de contos, novelas, poemas ou ensaios.

As sessões de leitura foram inauguradas pela Embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, e contaram com a presença de escritores portugueses, personalidades da vida cultural lisboeta, tradutores, membros do corpo diplomático, personalidades culturais da comunidade romena, universitários, e outros estudantes.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0