Cascais assume-se como "referência nacional e internacional" como ‘Smart City´, diz Carlos Carreiras

Em termos de mobilidade “não somos passageiros nas carruagens. Vamos na locomotiva que abre caminho”, diz Carlos Carreiras.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais declarou hoje que esta vila tem uma visão muito clara sobre o seu posicionamento como ‘Smart City’ que “não se escraviza em função da tecnologia e que se coloca ao serviço das pessoas”.

Falando para uma plateia de jornalistas, empresários e decisores políticos, Carlos Carreiras  disse que o objetivo de Cascais é ter cada vez melhores serviços públicos, ambiente mais limpo, cultura mais vivida, mobilidade mais inteligente e cidadania mais participada.

Carlos Carreiras considerou ainda que a ‘Smart City’ de Cascais corre em três eixos: cidadania inteligente, ambiente e energia inteligente e mobilidade inteligente e, em todas as áreas Cascais está a assumir-se como referência nacional e internacional.

A aplicação ‘City Points’, recentemente distinguida pela ONU como melhor projeto de inovação aplicado à governação, o C3 - Centro de comando e controlo da urbe, e 7 outras aplicações móveis que facilitam a vida aos cidadãos, inserem-se numa panóplia de inovações que permitem que mais de 80% dos processos de urbanismo na Câmara de Cascais já corram pela via desmaterializada.

O presidente da Câmara destacou o Orçamento Participativo, o maior do país, um dos maiores no mundo em percentagem de participação e dotação orçamental, como um dos marcos de cidadania de Cascais.

O autarca recordou depois, falando sobre a mobilidade inteligente que se trata de um direito constitucional. “Como já disse noutros espaços, a mobilidade é o direito esquecido na Constituição”, disse.

“Quisemos mudar esse estado de coisas. Porque não há verdadeira liberdade sem mobilidade”, disse, lembrando que Cascais foi o único concelho da área metropolitana de Lisboa que se assumiu em 2016 como Autoridade Municipal de Transportes.

“Hoje, o município tem um dos programas de mobilidade mais paradigmáticos do país, o MobiCascais”, disse, acrescentando que o MobiCascais é uma plataforma que reúne toda a oferta de transporte – bicicletas, comboio, metro, parque de estacionamento, bicicleta e táxi – num único interface.

“Estamos a democratizar a mobilidade. Estamos a trazer pessoas para o sistema”, sublinhando que “essa é uma das grandes revoluções que se está a operar (em Cascais) na mobilidade”.

“Não estivesse a linha de Cascais em tão mau estado, e tão necessitada de investimento que o governo teima em adiar, e aqui em Cascais bem poderíamos dizer, literalmente, que apanhamos o comboio da mobilidade”, concluindo: “não somos passageiros nas carruagens. Vamos na locomotiva que abre caminho”. S.R.S.