Cascais celebra Dia Mundial do Livro

Hoje, Dia Mundial do Livro, houve prendas para quem anda de comboio. Na estação de Cascais, quem chegou ou partiu teve direito a um ou mais livros das edições municipais. No total, entre obras disponibilizadas pela Câmara Municipal de Cascais e Fundação D. Luís I, foram entregues cerca de 5.000 livros.

“Não estava nada à espera!” “É uma boa iniciativa!” “Lemos pouco e este é um bom incentivo para lermos mais”. Declarações, curtas, em passo acelerado de quem não tem um minuto a perder para entrar ao serviço ou apanhar o comboio. Mas, na próxima pausa, ou já durante a viagem, as promessas são de “vou ler, claro!”.

Com distribuição gratuita de edições em português, mas também em inglês, à venda na Livraria Municipal, a ação municipal que, ano após ano, tem assinalado o Dia Mundial do Livro, foi bem acolhida. “É uma forma de mostrar às pessoas o que fazemos e também aproveitar para incentivar à leitura”, refere João Miguel Henriques, chefe de Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais.

Nesta manhã, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e da CP-Comboios de Portugal, toda a equipa veio para a rua e aproveitou-se também para fazer o convite para uma visita às Bibliotecas do concelho: Casa da Horta da Quinta de Santa Clara (Cascais), S. Domingos de Rana (que faz hoje 13 anos) e Infantil e Juvenil (Parque Marechal Carmona).

Ricos em espólio tradicional, mas também em conteúdos multimedia, estes espaços podem também já ser visitados online (visitas 360º) e disponibilizam salas de estudo para apoio especialmente nas épocas de exames.

Para quem já se converteu totalmente ao digital, é importante saber que a Biblioteca Digital de Cascais disponibiliza já mais de 100 edições online!

E que tal ler um livro hoje? Votos de boas leituras!