Cascais comemora Dia Europeu da Internet Segura | Voluntários da Microsoft ensinam crianças e idosos a usar a internet em segurança

Com o tema “Unindo gerações e educando-nos uns aos outros” e o slogan “descubram o mundo digital juntos… em segurança!”, decorre dia 7 de fevereiro, a partir das 10h00, no Centro de Congressos do Estoril, uma sessão de formação especial que assinala o Dia da Internet Segura em Cascais.

Habitualmente destinada a crianças, esta iniciativa é organizada pela Microsoft Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e, pela primeira vez, vai ser alargada aos munícipes menos novos. Ao todo, estarão envolvidos cerca de 600 munícipes, entre alunos do primeiro ciclo do ensino básico (dos 6 aos 10 anos) e seniores, para aprenderem sobre os riscos de navegar na internet e como fazê-lo em segurança.

Aliando o voluntariado corporativo às preocupações com a necessidade de uma utilização segura da internet, a Microsoft Portugal realiza há quatro anos para cá sessões de formação nesta área junto da comunidade escolar. Este ano, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e contando com o apoio da associação EPIS – Empresários para a Inclusão Social e do Millennium bcp, as comemorações do Dia Europeu da Internet Segura alargam-se para envolver na sensibilização além das crianças, também os cidadãos menos novos.

Ao longo do dia 7 de fevereiro, cerca de 600 munícipes, entre crianças e seniores, vão participar no Centro de Congressos do Estoril em sessões de formação orientadas por voluntários da Microsoft Portugal, EPIS e Millennium bcp que versam sobre a segurança online e alertam para os riscos e ameaças da internet e para as formas de utilização seguras nas suas diversas dimensões: navegação, comunicação, socialização e proteção de dados pessoais.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, realça que, em Cascais, “esta iniciativa decorre de uma associação natural entre duas organizações”, o Município de Cascais e a Microsoft, que “partilham uma visão da sociedade onde o diálogo ente gerações é permanente, onde ninguém é excluído da informação e onde todos são livres de cumprir os seus sonhos”. Reconhecendo que “a internet oferece essa oportunidade”, Carlos Carreiras chama a atenção para um facto incontornável: “todas as oportunidades têm riscos. Com esta iniciativa, pretendemos assinalar os riscos que o mais poderoso instrumento ao serviço da modernidade e do nosso modo de vida representa para os mais e menos jovens”.

A sessão de abertura estará a cargo da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, em representação do Ministro da Educação, Nuno Crato, e conta com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Cláudia Goya, Diretora Geral da Microsoft Portugal, Diogo Simões Pereira da EPIS e um representante do Millennium bcp.

Sobre o Dia da Internet Segura | Comemora-se a nível europeu e é dinamizado desde há quatro anos pela Microsoft Portugal, em parceria com a EPIS – Empresários para a Inclusão Social e o Millennium bcp, com várias ações a nível nacional, abrangendo mais de 20 mil alunos. Esta constitui também uma das maiores ações de sensibilização a nível nacional sobre o tema da segurança na internet para celebrar o Dia Europeu da Internet segura. A utilização segura e consciente da Internet é uma das principais bandeiras de cidadania da Microsoft que, em Portugal, foi membro fundador do Consórcio que gere o Projeto Internet Segura, o qual visa assegurar esta finalidade através de ações de informação, sensibilização e formação à população em geral. Junto das escolas, o consórcio garante esse trabalho através do SeguraNet, cujo objetivo é envolver toda a comunidade educativa – alunos, pais e professores – no conhecimento e prática ativa de uma utilização segura da Internet.”

O tema para este ano é: “Connecting Generations and Educating Each Other” com o slogan: "Discover the digital world together... safely!"