Cascais é o berço das vitórias do ténis português através de João Sousa

Foi uma festa com pompa e circunstância e o caso não era para menos: João Sousa conquistou o Millennium Estoril Open, pela primeira vez, e Cascais foi o berço deste feito inédito do tenista português no Clube de Ténis do Estoril.

Tratou-se de uma final emotiva e onde João Sousa de forma inteligente e precisa colocou o norte-americano Frances Tiafoe sob enorme pressão, ganhando com autoridade o título pelos parciais de 6-4 e 6-4, ao fim de uma hora e 19 minutos.

Cantou-se antes e depois do encontro o Hino Nacional e João Sousa chorou emocionado para dedicar o terceiro título da carreira à sua mãe, Adelaide, num dia muito especial por ser precisamente o Dia da Mãe, e não esqueceu os familiares e amigos que sempre o apoiaram nas horas difíceis.

Confirmando os seus sonhos de criança de que um dia gostaria de vencer uma grande prova em Portugal, João Sousa esteve à altura e nunca comprometeu a tendência do encontro perante um opositor bem mais novo 9 anos e que mostrou boas credenciais.

Esta versão melhorada dos parâmetros de jogo de João Sousa traduziu-se numa semana inesquecível com a reentrada no top 50 mundial e não faltam motivos de satisfação para acreditar em novos triunfos do vimaranense esta temporada.

Cascais, que é justamente considerado o berço do ténis português, viu nascer o mais recente campeão, que voltou a beijar o chão e a deixar-se envolver pela bandeira portuguesa na cerimónia oficial, recebendo o troféu de vencedor das mãos do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Texto de Norberto Santos

Foto de Luís Bento