Cascais em destaque na Rede das Cidades Interculturais

Cascais é um bom exemplo de acolhimento e integração de diversas comunidades.

No âmbito do 10º aniversário da Rede das Cidades Interculturais, Cascais foi um dos seis municípios europeus a marcar presença num filme de promoção divulgado para celebrar a interculturalidade.

A rede recolheu as mais representativas histórias das Cidades Interculturais europeias e a voz das pessoas empenhadas no diálogo intercultural diário. Por Cascais, uma das cidades escolhidas para ilustrar a interculturalidade, a par de Reggio Emilia, Stavanger, Bilbau, Erlangen e Genebra, falou o vereador Frederico Pinho de Almeida.

“Nós, em Cascais, elaboramos e temos em implementação um plano municipal de integração de imigrantes, com a participação direta dos próprios imigrantes, que são quem conhece melhor do que ninguém quais são as suas necessidades”, afirma num extrato dedicado a Cascais.

Ao assinar a Declaração sobre a Rede de Cidades Interculturais, a Câmara de Cascais defendeu que “a coesão e prosperidade das nossas sociedades dependem de uma interação construtiva de todos os elementos e culturas que as compõem”.

A imigração e a crescente diversidade da população são uma realidade em Portugal, como na Europa. Grande parte dessa diversidade está concentrada nos centros urbanos, atraindo aqueles que procuram uma vida nova e melhor.

Cascais que é um bom exemplo de integração e acolhimento de diversas comunidades entende que a verdadeira interação na sociedade ocorre ao nível local, com uma resposta positiva por parte das autarquias.

No ato de adesão, o município comprometeu-se a respeitar os valores do Conselho da Europa e a assumir uma perspetiva intercultural em todos os aspetos relevantes da política municipal. O documentário finalizado será divulgado no 1º trimestre de 2018. S.R.S.

Veja mais em: https://www.facebook.com/ICCities/videos/2224777650881614/