Cascais entre os projetos vencedores do Fundo Ambiental

Câmara Municipal de Cascais assinou projeto de 200.000 euros para adaptação às alterações climáticas, apostando em espaços verdes mais resilientes

Cascais foi um dos municípios vencedores do Fundo Ambiental que o Ministério do Ambiente disponibilizou num valor total de 1,6 milhões de euros para 11 projetos. O projeto vencedor para Cascais visa desenvolver algumas ações já integradas no Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, apresentado a 15 de setembro, e que identificou 80 ações a implementar até 2030.

A verba transferida, no valor de 200.000 euros, ao abrigo deste Fundo, contribuirá para a beneficiação de dois espaços verdes urbanos do concelho associados a hortas comunitárias, tornando-os mais resilientes às alterações climáticas. Em breve, estes espaços situados na Abóboda e Talaíde serão dotados de um equipamento de rega inteligente, de forma a ser reduzido o consumo de água e de um plano de plantação com recurso a espécies autóctones melhor adaptadas ao local. Este projeto integrará ainda a formação de quadros técnicos da Câmara Municipal de Cascais, bem como a partilha destas boas práticas em comunidades intermunicipais. Com este primeiro exercício, a autarquia pretende implementar um novo modelo de gestão de espaços verdes que promovam a poupança de água na rega e menores custos de manutenção.

O aviso do Fundo Ambiental, lançado em fevereiro, destinou-se a municípios ou associações de municípios com candidaturas de redução de risco de incêndio, de criação de espaços verdes e de soluções de regulação da temperatura ambiente em espaços urbanos.

A cerimónia de assinatura dos protocolos decorreu na Câmara Municipal do Barreiro com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e dos representantes dos 11 municípios abrangidos. Cascais foi representada por Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente.