Cascais entrega mais 11 casas de habitação social

Na tarde de quinta-feira dia 11 de Outubro, 11 famílias cascalenses receberam a chave para a sua nova casa.
No âmbito do programa de entrega de habitações sociais, ao abrigo do Regulamento Municipal de Acesso à Habitação Social, decorreu uma cerimónia de entrega de chaves no Bairro do Zambujal. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e do vereador Frederico Pinho de Almeida.

Para o vereador, “Estes são dias de grande felicidade porque as pessoas têm, finalmente, uma nova etapa nas suas vidas e, muitas vezes, é aquela mola que permite dar um salto para outros desafios e virar as preocupações para outras áreas da sua vida, uma vez que em termos de habitação as mesmas estão garantidas, quer em termos de dignidade, quer em termos do valor da renda porque como sabemos as rendas são calculadas de acordo com os rendimentos e portanto, na generalidade dos casos, as pessoas vêm pagar muito menos do que aquilo que pagavam por locais indignos”. Frederico Pinho de Almeida acrescentou ainda que o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Cascais e pela Cascais Envolvente “é reabilitar as habitações que ficam disponíveis de imediato, de forma a poder atribuí-las às famílias que têm maior pontuação no ranking de acesso à habitação social.” Neste momento, Cascais tem “2450 casas de habitação social, quase todas ocupadas”.

Américo Rainho é um dos novos residentes do bairro do Zambujal, o munícipe recebeu um T3 onde vai viver com a mãe e com o filhos. Para Américo “Isto é uma sensação extraordinária, uma felicidade enorme. A minha mãe tem cerca de 96 anos e estávamos realmente em condições muito precárias. Isto é uma satisfação enorme, a minha mãe está muito feliz e eu estou muito feliz por ela. É uma nova etapa na nossa vida.”

Uma das outras munícipes que recebeu uma casa de habitação social foi Fabiana Romão que vivia numa casa sem condições pelo que não conseguia esconder a emoção. “É uma alegria muito grande. Eu estava numa casa onde chovia, não tinha condições para mim e para os meus três filhos e hoje recebi, graças a Deus, esta chave. Eles estão muito contentes.” Fabiana adiantou ainda : “Vou conseguir dar uma vida melhor aos meus filhos, agradeço a Deus e depois à Câmara de Cascais.”

O Regulamento Municipal de Acesso à Habitação Social tem vários critérios definidos como o rendimento das famílias, a dimensão do agregado familiar, a existência de pessoas com deficiência no agregalo familiar, condições de habitabilidade, entre outros. As famílias às quais são atribuídos as habitações sociais pagam uma renda que é calculada de acordo com os rendimentos totais do agregado.

Só em 2018 já foram entregues 49 casas que realojaram 130 pessoas dado que, o investimento municipal este ano para a recuperação de fogos devolutos e reparações de fogos vai ultrapassará 1 milhão de euros. Até ao final do ano a Câmara Municipal de Cascais espera entregar mais 29 habitações sociais a famílias dos concelho. F.M.C.